Hoje, frente à necessidade de mudanças, para atuar em diversos contextos da vida de forma mais assertiva, sabemos que, ter autoconhecimento é a chave para nos auxiliar a ter uma visão mais clara sobre quem somos, o que desejamos, e o que precisamos fazer, para conquistar objetivos profissionais e ter uma melhor qualidade de vida no campo pessoal.
Quando temos uma visão ampla sobre quem somos, qual o nosso potencial, habilidades, tendências e o que precisamos desenvolver, podemos estar mais preparados para atuar em um mercado de trabalho que promete recriar e criar novas carreiras e profissões e ter um nível de exigência alta quanto aos aspectos das capacidades de aprendizagem, adaptações rápidas a mudanças e desempenho.
Quando o assunto é autoconhecimento, uma série de avaliações, inventários, testes e exercícios podem nos ajudar no mapeamento das informações que irão descrever nosso estilo no momento atual, identificar habilidades já desenvolvidas e potenciais, bem como, auxiliar na identificação do que precisa ser trabalhado e/ou desenvolvido. Dentre tantos instrumentos utilizados, a Grafologia pode dar uma valiosa contribuição para essa descoberta.
O que é a Grafologia?
Na visão da Especialista Luciana Boschi, a Grafologia é a análise da personalidade e do caráter observada na escrita. Neste sentido, seu campo de aplicação torna-se infinito, pois tudo que envolve o comportamento humano pode ser subsidiado por ela. Uma redação compõe um universo gráfico. A forma particular que um indivíduo dá a determinada letra do alfabeto tem origem em diversos fatores físicos e emocionais. Por isso, cada pessoa tem seu estilo de escrita e, diante de uma mesma tarefa, irá organizar a situação a seu modo.
Mapear o perfil de uma pessoa pela sua letra significa saber como ela é e ter razoável prognóstico de suas formas de agir, pensar e sentir, visando aliar ao local de trabalho o alcance de resultados e, assim, colocar em prática seus talentos e qualidades de forma mais eficaz. Assim, sua análise nos permitirá observar suas habilidades e competências, buscando identificar em qual profissão ela poderá ter mais sucesso.
Neste sentido, as pessoas, de uma maneira geral, também podem buscar se conhecer mais pela escrita e através de um laudo individual para o autoconhecimento, o indivíduo pode ter uma visão clara de suas habilidades e até identificar que profissão poderá escolher e seguir.
Luciana Boschi é Psicóloga formada pela PUC, com 2 MBAs, especialização em Grafologia e 3 livros publicados sobre o assunto e Diretora da Dom Graphein Consultoria, com mais de 20 anos em atividades de RH.
A Grafologia vem sendo utilizada para ajudar no mapeamento de perfil de habilidades e potencial em processos de: Seleção; Coaching; Escolha de Carreiras; Orientações de Jovens para ajudar no seu autoconhecimento, melhorar sua autoestima e identificar áreas de afinidades; Desenvolvimento escolar; Diagnósticos médicos; Processos terapêuticos entre outros.
Dulce Gabiate – Psicóloga, Consultora organizacional com foco na área de desenvolvimento humano. Treinadora de treinadores em TOP- Tecnologia de Participação ICA Phoenix - Arizona USA, Trainer em Programação Neurolinguística pelo INAP e Coach Executivo, Carreira e Vida pelo ICI e InCoaching, Psicóloga clínica.