O Brasil não é apenas extenso territorialmente mas também culturalmente. As diferentes regiões do país são caracterizadas pelos seus sotaques, hábitos, comidas típicas e, claro, músicas. Por isso, temos a sorte de ser berço de tantos talentos, como é o caso de Plauto Cruz, um dos músicos brasileiros mais reconhecidos. E para homenagear esse ícone, o diretor Rodrigo Portela aceitou a missão de levar essa história para o audiovisual, começando em 1929 e indo até 2017.
Com estreia no Festival de Gramado em 2019, o filme “Plauto, um Sopro Musical” chegou aos cinemas comerciais. A estreia foi no dia 05 de outubro, em uma nova versão. A produção do longa-metragem é da Guarujá Produções e distribuição da Lança Filmes.
Sinopse
Plauto Cruz, um dos maiores nomes do choro, é considerado o melhor flautista brasileiro. Com uma carreira brilhante, iniciada durante a chamada “Era de Ouro do Rádio”, Plauto harmonizou sua flauta ao lado de destacadas personalidades da música brasileira, como Ângela Maria, Orlando Silva, Carlos Galhardo, Nelson Gonçalves e Sílvio Caldas. O filme celebra o legado sonoro que ele deixou para as futuras gerações, transformando notas em memórias e melodias em eternas inspirações.
O músico gaúcho é reconhecido como o principal flautista brasileiro e agora o grande público pode conhecer sobre sua trajetória. O filme é um documentário que também conta com partes ficcionalizadas para recapitular e ilustrar a vida do rei da flauta e do choro. São depoimentos emocionantes de amigos, familiares e músicos misturados a imagens de arquivo, fazendo um grande mergulho na história da cultura brasileira sobre a flauta e o choro.
O responsável pela trilha sonora é o compositor, violonista e produtor Mathias Berharends, um dos fundadores do Grupo Sexteto Gaúcho. Este também tem participação do filme e foi fundamental para a realização do projeto. Plauto gravou mais de 40 discos, incluindo parcerias com outros grandes nomes musicais, como Ângela Maria, Orlando Silva, Carlos Galhardo e Altamiro Carrilho. Agora, além de suas músicas, podemos viajar pela sua vida em imagens.
Ficha Técnica:
Direção: Rodrigo Portela
Produção: Carlos Peralta
Roteiro: Márcio Schoenardie
Produção executiva: Carlos Peralta
Trilha sonora: Mathias Berharends
Direção de fotografia: Alberto La Salvia
Montagem: Rodrigo Portela
Empresa Produtora: Guarujá Produções
Duração: 80 min
Gênero: Docudrama/Musical
Classificação indicativa: Livre
Distribuição: Lança Filmes