Protagonista de um dos maiores casos da atualidade do Brasil que chocou todo o país, João de Deus é novamente personagem de uma produção, agora do tipo ficção. O sucesso de “Em Nome de Deus”, do Globoplay, e “João de Deus - Cura e Crime”, da Netflix, nos streaming, aumentou mais ainda a curiosidade pela perversidade daquele que se dizia religioso e cometia tantas atrocidades. Ele foi condenado a mais de 480 anos de prisão, até o momento, pois ainda há processos a serem julgados.
Agora a nova minissérie, com direção de Marina Person, traz um grande elenco para contar, na ficção, esse caso. Com Marco Nanini, Bianca Comparato e Karine Teles, a produção teve uma sessão de pré-estreia do primeiro episódio no Cine Odeon, no Rio de Janeiro. A estreia acontece nesta sexta-feira (13), no Canal Brasil, e também ficará disponível para os assinantes no catálogo do Globoplay.
A diretora contou que o seu medo era com relação às vítimas, não a João de Deus. “Essas três mulheres representam as relações que as mulheres tinham com o João de Deus, no sentido de fé, de ter sido abusada e também de só perceber o abuso pelo relato de outras mulheres”, comentou. “O convite para participar de ‘João Sem Deus’ me fez mergulhar na história que inspira a série, que conta com um roteiro excelente, uma diretora muito talentosa e um grupo de atores que admiro”, ressalta o ator Marco Nanini, que interpreta João de Deus.
Marco Nanini interpreta João de Deus.
A produção é a primeira série de coprodução internacional independente no Brasil e Portugal. Além disso, a equipe conta com sua maioria feminina, especialmente quando analisados os cargos de liderança. A minissérie contou com acompanhamento da Bem Querer Mulher, iniciativa de acolhimento integral a mulheres que sofrem violência no Brasil, para a leitura sensível dos roteiros e apoio presencial no set durante as filmagens das cenas mais delicadas.
Sinopse
A vida de duas irmãs muda completamente quando elas cruzam o caminho de João de Deus, famoso líder místico que atrai milhares de pessoas a Abadiânia, Minas Gerais, em busca de cura. Dezessete anos depois, durante a semana que antecede a queda e prisão do “maior curador do Brasil”, acusado de cometer centenas de abusos sexuais ao longo de décadas, Cecília, a irmã traumatizada que foi morar em Lisboa, Portugal, retorna a Abadiânia para resgatar Carmem, agora leal funcionária de João. O reencontro das irmãs – cada uma de um lado da história – se sobrepõe à queda do império de João de Deus.
Elenco:
Marco Nanini (João de Deus)
Bianca Comparato (Carmem)
Karine Teles (Cecília)
Antonio Saboia (Lindinho)
Maria Clara Strambi (Ariane)
Ana Sofia Martins
Dalila Carmo
Ficha Técnica:
Direção: Marina Person
Roteiro: Patrícia Corso (criadora e roteirista), Leonardo Moreira (criador e roteirista), Giuliano Cedroni (argumento e coordenação de roteiro) e Luiz Filipe Nóe (colaboração de roteiro)