Os Trapalhões marcaram a história da comédia brasileira e seguem presentes! Mesmo você sendo de uma geração mais nova, especialmente da década de 2010 para frente, tenho certeza que já ouviu falar nos grandes nomes: Didi, Dedé, Mussum e Zacarias. Quatro amigos que fizeram os cinemas nacionais encherem tanto que seguem na lista de maiores bilheterias.
E, assim, uma dessas figuras tão queridas retorna para as telas. Em 2018, a diretora Susanna Lira contou a história de Antônio Carlos no documentário “Mussum, um Filme do Cacildis”, com ajuda de grandes nomes, com narração de Lázaro Ramos, entrevistas com Didi e Dedé e trilha sonora assinada por Pretinho da Serrinha. Agora, chegou a vez da ficção.
“Mussum, o Filmis” já estreou em todo o país. Quem dá vida ao grande protagonista é o ator Ailton Graça, que foi uma escolha espetacular para o papel. As participações especiais do filme são de alto nível, com nomes como Cartola, Alcione, Garrincha e Chico Anysio, sendo interpretados e celebrados por fazerem parte da vida do comediante. A expectativa é grande, especialmente porque o longa-metragem teve seu lançamento durante o Festival de Gramado deste ano, saindo vencedor de seis Kikitos. O trailer do longa já soma mais de três milhões de visualizações nos canais da Downtown Filmes e Ingresso.com.
A cinebiografia conta com a direção de Silvio Guindane, ator, produtor, diretor de teatro e dramaturgo brasileiro, e roteiro de Paulo Cursino. “Foi uma pesquisa inspiradora. Mussum viveu em um dos períodos mais ricos da música e da televisão brasileira. Onde olhávamos sempre tinha alguém famoso e importante para nossa história - musical, e até política - com quem Mussum cruzou. O bar em que Mussum se apresentou com os Originais do Samba, acompanhado da Elza Soares, por exemplo, era frequentado pelo Presidente João Goulart”, comenta o roteirista. A produção é da Camisa Listrada, em coprodução com a Globo Filmes, Globoplay, Telecine, Panorama Filmes e Rio Filme, e distribuição da Downtown Filmes. Além de Gramado, “Mussum, o Filmis” também contou com exibições no Festival do Rio e na Mostra de São Paulo, além de Belo Horizonte. Para completar, na clássica escolha de samba do coração do Mussum, a grande Verde e Rosa também teve uma exibição aberta ao público na quadra da Mangueira.
E para já sair da sala de cinema com gostinho de quero mais, os espectadores podem conferir o podcast: “Mussum, um Podcastis”. A produção é a primeira em áudio feita em parceria entre o G1 e a Globo Filmes, no qual irá documentar a vida de Mussum e aprofundar ainda mais no universo do filme. São cinco episódios que contam com entrevistas especiais, depoimentos resgatados de amigos, membros da família e outros grandes nomes que puderam conviver com o ex-trapalhão. O podcast será apresentado por Marina Lourenço e Kaíque Mattos.
Sinopse
“Mussum, o filmis” narra a trajetória de vida de Antônio Carlos Bernardes Gomes, indo muito além do Mussum que o grande público conhece: a infância pobre, a carreira militar, a relação com a Mangueira, o sucesso com os Originais do Samba, além de bastidores d'Os Trapalhões.
Ficha Técnica
Elenco: Ailton Graça, Thawan Lucas Bandeira, Yuri Marçal, Cacau Protásio, Neusa Borges, Jeniffer Dias, Késia e Cinnara Leal.
Produção: Camisa Listrada
Coprodução: Panorama Filmes, Globo Filmes, Globoplay, Telecine, RioFilme
Distribuição: Downtown Filmes
Direção: Silvio Guindane
Roteiro: Paulo Cursino
Produtor: André Carreira
Supervisão Artística: Roberto Santucci
Produção Executiva: Ângelo Gastal e Cacala Carvana
Direção de Produção: Mariângela Furtado
Direção de Fotografia: Nonato Estrela
Direção de Arte: Rafael Targat
Figurino: Cássio Brasil
Caracterização: Mari Pin e Martin Macías Trujillo
Som Direto: Evandro Lima
Montagem: André Simões
Música: Max de Castro
Edição de som: Acácia Lima e Tomás Alem
Mixagem de som: Rodrigo Noronha e Gustavo Loureiro
Gerente de Pós-produção: Monica Siqueira
Supervisão de Pós-produção: Talita Almeida
Produtor Associado: José Alvarenga Jr.