TOPO - PRINCIPAL 1190X148

O Rio de Janeiro como vital ao sociodesenvolmento do Brasil

Política & Vida, Por Paulo Baía, Sociólogo, cientista político e professor da UFRJ

Em 24/01/2023 às 18:01:31

A cidade do Rio de Janeiro e região metropolitana concentram a maioria da população do estado do Rio de Janeiro, sendo polo de influência de todas as demais regiões fluminenses.

Muitos são os desafios dos municípios da região metropolitana e adjacentes à região metropolitana, que em termos geopolíticos são na prática Região Metropolitana.

Temos três outros conglomerados metropolitanos em Cabo Frio, Macaé-Rio das Ostras e Campos dos Goytacazes.

O desafio para o prefeito Eduardo Paes e demais prefeitos, assim como para o governador Cláudio Castro, é uma pauta de sobrevivência, demandando recursos e poderes que ultrapassam o fôlego do caixa e o preparo dos quadros estaduais e municipais, como a Supervia, Barcas, Arco Metropolitano, complexo econômico-industrial de saúde, gasodutos, sistema aeroportuário e de logística, centros de abastecimento, ferrovias, expansão do metrô, saúde em todos os níveis, hospitais federais em colapso, educação com desempenho pífio.

Existem pautas específicas que impactam a cidade do Rio de Janeiro, toda a região metropolitana e os 92 municípios do estado, como os aeroportos do Galeão e Santos Dumont.

O regime de recuperação fiscal do estado precisa ser repactuado.

Uma boa e leal articulação entre os prefeitos, o governador Cláudio Castro e o governo federal é fundamental, pois o Rio de Janeiro precisa assegurar, além dos recursos previstos no fundo de participação de estados e municípios, uma parceria que tenha o estado como polo estratégico do desenvolvimento brasileiro.

Cariocas e fluminenses têm essa oportunidade, que está sendo costurada por Eduardo Paes de forma ágil, com uma aliança, com o Partido dos Trabalhadores em seu secretariado. Outros municípios estão fazendo o mesmo.

Além disso, Cláudio Castro, que certamente não fará uma aliança de governo, tem a competência pragmática de buscar linha direta com Lula, com a Câmara dos Deputados e com o Senado Federal. A interlocução de Cláudio Castro com o Secretário de Assuntos Federativos, André Ceciliano, é bem aceita e produtiva. O governador negocia bem com o prefeito Eduardo Paes e com os demais 91 municípios nessa pauta específica para todo o estado do RJ.

André Ceciliano, como secretário de assuntos federativos do ministério de relações institucionais, está no epicentro administrativo do governo federal e tem diálogo com os 92 prefeitos, com o governador Cláudio Castro, com toda a bancada de Deputados Federais do Estado, com os três senadores e com a bancada de 70 deputados estaduais da ALERJ.

Além disso, tem excelente circulação nos demais setores do Parlamento Nacional, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, além de sua posição estratégica para uma pauta que contemple o desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro como vital para o sociodesenvolvimento do Brasil na totalidade, ganhando prioridade orçamentária e de gestão do governo da União em reforço à volta dos pobres ao orçamento, com as políticas de fortalecimento de todas as redes de proteção social.


POSIÇÃO 2 - ALERJ 1190X148
DOE SANGUE - POSIÇÃO 2 1190X148
TOPO - PRINCIPAL 1190X148
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.