TOPO - PRINCIPAL FELICIDADE IDH - PREFEITURA NITERÓI - 1190X148

Jesus, Papai Noel e as festas pagãs

Despertar e Evoluir, Por Ândora Motta, Terapeuta Holística

Em 24/12/2024 às 05:34:49

É meio engraçado depois de adulta conhecer outras verdades sobre a história de Jesus e Papai Noel, aquela criança ingênua vai ficando cética. Nada contra quem acredita, essas não são verdades absolutas, somente pesquisas.

Histórias Judaicas dizem que Jesus não nasceu em dezembro, o dia 25 é dedicado também ao nascimento de uma divindade da mitologia indo-ariana originária da Pérsia chamado Mitra que era relacionado ao sol, a luz, a lealdade e a verdade.

O culto a Mitra desapareceu com o advento do cristianismo, e uma semelhança que pode ser comprovada é que o dia 25 de dezembro (Solstício de inverno no hemisfério norte) já era celebrado por seguidores de Mitra antes de marcar o Natal cristão.

A festa de Mitra, chamada Natalis Invicti, era uma das principais celebrações pagãs na Antiguidade. A Igreja Católica provavelmente escolheu o dia 25 de dezembro para celebrar o nascimento de Jesus, provavelmente no século 4, quando o cristianismo se tornou a religião oficial do Império Romano. A escolha da data foi uma forma de ressignificar a festa pagã e convencer as pessoas a celebrar o nascimento de Jesus, a "luz do mundo".

Já aquele gorducho, bonachão e sorridente chamado Papai Noel é baseado nas tradições folclóricas que cercam Nicolau de Mira, a figura inglesa de Father Christmas e a figura holandesa de Sinterklaas.

A origem histórica do Papai Noel está diretamente relacionada com São Nicolau de Mira, também chamado de Nicolau Taumaturgo, um bispo cristão que viveu entre os séculos III d.C. e IV d.C. São Nicolau viveu na Ásia Menor (região que corresponde, atualmente, à Turquia) e ficou conhecido por sua generosidade.

Antigamente seu traje era verde, com o gorro da mesma cor.Seu atual visual, vermelho e branco, foi obra do cartunista Thomas Nast, na edição de 1 de Janeiro de 1863 da revista Harper's Weeklys.

Esse visual ganhou impulso em 1931, quando a Coca-Cola realizou uma grande campanha publicitária usando um Papai Noel vestido conforme a criação de Nast.

Existem aproximações entre o bom velhinho e o Deus Odin. Na tradição nórdica, Odin é representado da mesma maneira que o Papai Noel: um idoso barbudo e grisalho. Segundo suas crenças e dos germânicos, Odin (chamado de Wotan pelos germânicos) era responsável por entregar presentes para as pessoas durante o Yule (ou Jól), festival que acontecia durante o solstício de inverno entre os nórdicos. De acordo com a lenda, para realizar essa tarefa, Odin ia montado em seu cavalo de oito patas, Sleipnir (aqui temos uma referência clara às oito renas do Papai Noel). Além disso, Sleipnir, assim como as renas, sobrevoava os céus para entregar os presentes.

Essa associação entre Odin e São Nicolau à figura do Papai Noel foi resultado da cristianização sofrida pelo Norte da Europa a partir do século X. O Yule, festival que acontecia por volta de 21 de dezembro, por exemplo, foi substituído pelo Natal, comemorado em 25 de dezembro. Já a imagem de Odin, aquele que entregava presentes para as crianças, foi associada a São Nicolau, figura da tradição cristã.

Gostou do conteúdo, nos siga, comente e compartilhe, sua colaboração é muito importante para nós.

Gratidão por ser contribuição ao seu Despertar & Evoluir.

Siga @portal.eurio

POSIÇÃO 2 - DOE SANGUE 1190X148
DOE SANGUE - POSIÇÃO 2 1190X148
TOPO - PRINCIPAL - FELICIDADE PREFEITURA NITERÓI - 1190X148
POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.