“A arte salva vidas’’. Quem nunca ouviu essa frase? De fato, a arte funciona como um instrumento de auxílio para recursos terapêuticos e está agindo no nosso dia a dia de modo inconsciente. Não é apenas sobre produzir, mas também consumir a arte.
O consumo artístico pode ser aplicado em inúmeras ramificações, entre elas a música, que funciona como meio de comunicar-se expressando sentimentos em comum. A dança e o teatro agem na manifestação corporal, estimulando emoções a quem pratica e também a quem assiste, e o audiovisual como representação do real e da fantasia, entre outros. A literatura não fica de lado: quem nunca se expressou através da escrita? Para quem respondeu que nunca: experimentem! É libertador passar para o papel, ou bloco de notas do celular, aquilo que antes residenciava em sua mente.
É verdade que frequentemente somos sabotados por nossos próprios pensamentos soltos. Em meu primeiro livro, ‘‘Cartas de uma Menina Aleatória’’, escrevi minha passagem com a depressão, ansiedade e sindrome do pânico no modelo de cartas sem destinatário. Inicialmente eram apenas para mim, até atingir uma quantidade de meninas e meninos aleatórios que se identificavam com aquele meu universo, ou seja, eu não estava só como pensava...
Muito antes disso, lá na infância, comecei a escrever diários e, hoje, considero um método terapêutico, já que facilitou a autoanálise sobre minhas emoções com mais clareza. Escrever é terapêutico! A arte liberta, a arte resignifica as dores, a arte nos conecta ao nosso "Eu" mais profundo, a arte nos torna empáticos... É, realmente a arte ajuda a salvar.
Vale lembrar que o distúrbio mental denominado Depressão é exclusivamente tratado por profissionais da saúde mental: psicólogos e médicos psiquiatras. Porém, há métodos alternativos que agem como cooperantes nesse processo, sendo a arte uma delas. Nos próximos textos aqui na Coluna "Menina Aleatória" estarei apresentando alguns capítulos do meu livro “Assinado, Menina Aleatória’, escrito em momentos de angústia. Até lá!
https://www.instagram.com/annadominguees/
https://www.wattpad.com/user/AnnaDominguees