Um incêndio na Wiskeria Quatro por Quatro, na Rua Buenos Aires, 44 causou a morte dos cabos Klerton Gonçalves e José Pereira Neto e do sargento Geraldo Alves Ribeiro, todos bombeiros, na tarde desta sexta-feira (18). O comandante da corporação, Roberto Robadey, confirmou os óbitos ao Portal Eu, Rio! O sargento Rafael Magalhães foi levado desacordado para o Hospital Municipal Souza Aguiar e encontra-se em estado grave. Segundo fontes no local, o ar dos equipamentos de proteção respiratória (EPR) dos socorristas teria vazado no atendimento e os homens ficaram sem oxigênio. Outra versão dá conta que o material de isolamento acústico teria liberado cianeto, mesmo caso ocorrido na Boate Kiss, no sul do país, onde houve dezenas de mortos. Mais uma versão diz que havia um vazamento de uma tubulação de gás, que teria estourado e matado os socorristas já no rescaldo do fogo. O Governo do Estado decretou luto de três dias em virtude da trágica ocorrência.
As chamas começaram a tomar conta do prédio às 11h29. Bombeiros do Quartel Central foram acionados. Oito guarnições estiveram no local, onde ainda há muita fumaça.
Uma funcionária da Wiskeria disse que, após o aviso do que o prédio estava pegando fogo, todos os funcionários desceram do prédio. Ainda não há informações de quantas pessoas estavam no estabelecimento.
O trecho inicial da Rua Buenos Aires, até o número 50, teve de ser interditado para a ação dos bombeiros. A Linha 1 do VLT operou com restrições.
A Wiskeria fica ao lado do prédio do Crea/RJ, que também teve as pessoas retiradas por conta das chamas. A funcionária Nádia Pessoa disse que todos desceram às pressas ao ouvirem o alerta de incêndio. Até o final da tarde de hoje, os bombeiros permitirão que funcionários subam ao prédio para reaver os pertences.
"Eu desci rápido, sem a minha bolsa.Tenho de subir lá. Estou apenas com a roupa do corpo!", disse Nádia.
A Quatro por Quatro foi inaugurada em 1995. A casa "spa para homens" foi imortalizada no funk "Adultério", de Mr. Catra, uma paródia da música "Tédio", da banda Biquíni Cavadão.
Nota do Corpo de Bombeiros
"O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) confirma que, na tarde desta sexta- feira (18.10), três militares morreram durante a atuação no combate a um incêndio na Rua Buenos Aires, 44, no Centro. Outro bombeiro foi encaminhado para uma unidade hospitalar. A corporação vai abrir uma sindicância para apurar as causas do ocorrido. Equipes de assistentes sociais já estão em contato com os familiares das vítimas. O CBMERJ está consternado com a notícia e se solidariza com parentes, amigos e colegas de farda".
Nota do Governador do Rio, Wilson Witzel
"Quero manifestar meu pesar. Foram heróis que perderam suas vidas cumprindo o seu dever. Ordenei rigorosa apuração de todos os fatos que ocorreram durante o combate ao incêndio e que resultaram nesta tragédia. Presto solidariedade às famílias das vítimas. Que Deus os receba e abençoe".