O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC) afirmou, nesta quarta (26), que a parceria com o FBI (Federal Bureau of Investigation) é "focada combate ao tráfico de drogas e armas." A declaração foi feita logo após o chefe do executivo estadual assinar, em Washington, nos Estados Unidos, o Memorando de Entendimento junto ao diretor Divisão de Investigação Criminal do FBI, Terry Wade.
A ideia selada entre o estado do Rio e agência de segurança americana visa aprimorar as técnicas de investigação e inteligência no combate a criminalidade. Para tornar o objetivo realidade, os agentes americanos realizarão com os profissionais fluminense um intercâmbio de treinamentos e informações.
"A nossa parceria é focada no combate ao tráfico de drogas e armas. O memorando vai fortalecer o combate à lavagem de dinheiro. Com a nossa política de segurança, por exemplo, aumentamos em mais de 133% as investigações de lavagem de dinheiro e bloqueamos mais de R$ 85 milhões em bens de criminosos", afirmou o governador.
O acordo de cooperação prevê ainda reuniões entre o FBI e o Estado do Rio. No ano passado, o governador recebeu, em reunião no Palácio Guanabara, uma delegação oficial do FBI, liderada pela diretora-executiva Amy Hass. No encontro, foi discutida uma maior integração entre as polícias do Estado do Rio de Janeiro e dos Estados Unidos, especialmente na area de inteligência policial.
Governo do Rio firma parceria com FBI para aprimorar técnicas de investigação
O governador do Rio também apresentou à Agência de Comércio e Desenvolvimento dos Estados Unidos em Washington, projetos de infraestrutura e desenvolvimento
O Governo do Estado do Rio de Janeiro e o FBI (Federal Bureau of Investigation) firmaram, nesta quarta-feira (26/02), em Washington, uma parceria para trocar experiências e aprimorar as técnicas de investigação e inteligência no combate à criminalidade. O objetivo é realizar um intercâmbio de treinamentos e informações entre profissionais da agência federal americana e as polícias fluminenses. O Memorando de Entendimento foi assinado pelo governador Wilson Witzel e o diretor da Divisão de Investigação Criminal do FBI, Terry Wade.
Encontro com magistrados
Nesta quinta-feira (27), o governador participa do 6° Encontro de Magistrados Brasil-Estados Unidos, em Washington. No seminário, Witzel realizará uma palestra sobre Direito, Seguranc?a Publica e Desenvolvimento, destacando os principais programas e realizações do Governo do Rio de Janeiro nessas áreas.
Em seguida, o Witzel se encontra com o secretario-adjunto para Assuntos do Hemisferio Ocidental do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Kevin O"Reilly, para tratar de temas como segurança e energia.