São João de Meriti recebeu nesta quinta-feira (5/3) a sexta base da operação Segurança Presente na Baixada Fluminense. O evento contou com a presença do governador do estado, Wilson Witzel, e do prefeito da cidade, João Ferreira Neto.
O município é o quinto da região a receber o programa, que já chegou a Nova Iguaçu (duas bases), Duque de Caxias, Queimados e Belford Roxo. Ao todo serão 46 agentes em patrulhamento diário, nos bairros do Centro de Vilar dos Teles. Os policiais vão percorrer a região a pé, de motocicletas e com viaturas, das 6h às 22h.
Durante a solenidade o governador Wilson Witzel lembrou que reforçou o efetivo do 21º BPM, responsável pela segurança no município, com 40 viaturas e 70 policiais, e que, em maio deste ano, outros 25 agentes vão ser incorporados à unidade, além dos 46 do Segurança Presente que passam a atuar no município.
Witzel lembrou também que já foi professor na Baixada e juiz no município, portanto conhece a necessidade da população e que o governo está selecionando terrenos para ajudar a quem precisa, “Vamos construir 50 mil moradias para as pessoas mais carentes e em São João de Meriti não será diferente”, afirmou.
Para a saúde, o governador se comprometeu a destinar R$ 20 milhões. Segundo ele, a Secretaria de Estado de Saúde vai preparar a licitação para começar a construção do Hospital Geral de São João de Meriti.
Já o prefeito da cidade agradeceu o apoio de todos que se empenharam para que o programa saísse do papel. O chefe do executivo municipal ressaltou que o programa é do Estado e está acima de qualquer vaidade política, e que a única pessoa a quem se deve agradecer é ao governador Witzel. “O programa não tem pai e nem mãe, é um projeto do Governo do Estado, é um ganho para a segurança da população meritiense", disse João Ferreira.
Ele reforçou que já estuda, junto ao governo estadual, a ampliação do programa para outros bairros do município, como Coelho da Rocha, Éden e Parque Araruama. “Agora, o comerciante e a população vão perceber a diferença, é uma grande vitória”, ressaltou.
O meritiense Airton Oliveira, que mora na região há 32 anos, contou que ficou feliz. “Nossa cidade estava precisando de um reforço na segurança, os policiais são muito bem-vindos aqui", concluiu.
Fonte: Prefeitura SJM