O prefeito do Rio Marcelo Crivella informou, nesta segunda (13), que avalia multar cidadãos que descumprirem a medida de isolamento social. A prefeitura tem multado atualmente somente os estabelecimentos comerciais não essenciais e que estão desobedecendo ao decreto de fechamento.
"Nós vamos fazer não só a punição do estabelecimento, mas também do infrator, na mesma regra do Lixo Zero. Vamos agir com rigor contra aglomerações", disse o prefeito.
O estabelecimento que está descumprindo as normas de contenção da pandemia é multado por dia em R$ 891,59 e, caso persista na conduta, perderá o alvará de funcionamento. Já no caso do cidadão, a pessoa poderá ser multada pelo CPF, se for flagrada na rua sem nenhuma justificativa. Segundo Crivella, os locais de maior incidência de desobediência às normas do decreto são Bangu, Campo Grande, Jacarepaguá, Santa Cruz, Santíssimo e São Cristóvão.
"Eles poderão ainda ser interditados e, em caso de desobediência, terem notícia-crime encaminhada à delegacia ou ao Ministério Público. A partir do momento em que as multas estão sendo aplicadas, mas a conduta não muda, o próximo passo será a cassação do alvará", revelou Crivella.