Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Além do futebol

Os cariocas e fluminenses que brilham e brilharam em outros esportes

Conheça outros esportistas que fizeram história


Foto: Reprodução

Garrincha, Zico, Romário, Ronaldo, Gerson, Didi... o Rio de Janeiro é um verdadeiro celeiro de grandes craques de futebol. É possível montar diversas seleções só com jogadores que nasceram no estado e brilharam no mundo da bola.

Mas não é apenas no futebol que os cariocas se destacam. O Rio de Janeiro também forma atletas que são ícones em diversas modalidades, incluindo campeões olímpicos. Montamos uma lista com alguns desses esportistas que brilham ou já brilharam muito no mundo dos esportes. Confira:

Rafaela Silva (Judô)


Nascida e criada na Cidade de Deus, uma das mais conhecidas comunidades cariocas, Rafaela Silva é uma das mais bem sucedidas atletas brasileiras dos últimos anos. O ápice de sua carreira foi o ouro olímpico conquistado "em casa", nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, na categoria até 57kg. Aliás, competir no Rio traz muita sorte à judoca de 27 anos: foi na Cidade Maravilhosa que ela se sagrou campeã mundial em 2013. Ela também acumula outras 5 medalhas em mundiais, com conquistas individuais e coletivas. Apesar do caso recente de doping, segue como esperança para Tóquio.

Thiago Pereira (Natação)


Natural de Volta Redonda, Thiago Pereira tem um currículo de dar inveja a qualquer atleta. O nadador é o recordista histórico de medalhas nos Jogos Pan-Americanos: são 23, sendo 15 de ouro, 4 de prata e 4 de bronze, em diversas categorias diferentes. Também foi campeão mundial de piscina curta em 2004 e medalha de prata nos 400m medley nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Aposentado desde 2017 das competições oficiais, entra no hall dos grandes nomes da história da natação do Brasil.

Thaísa (Vôlei)

Thaisa comenta retomada de confiança em quadra após lesão

Carioca da gema, Thaísa é uma das representantes da grande geração da história do voleibol feminino brasileiro, participando das conquistas olímpicas em Pequim (2008) e Londres (2012), além de cinco títulos do Grand Prix de Vôlei e um ouro pan-americano em Guadalajara (2011). A meio-de-rede é apontada como uma das maiores jogadoras da história do vôlei brasileiro, tendo ganho diversos prêmios individuais ao longo da carreira, incluindo o de melhor jogadora do Grand Prix, em 2013.

Fabi (Vôlei)


Outra carioca bicampeão olímpica é a líbero Fabi, que marcou época na seleção brasileira com dez medalhas de ouro em diversas competições. Em 2008, ela foi eleita a melhor da posição nos Jogos Olímpicos – e constantemente entra nas discussões sobre melhor líbero de todos os tempos. Assim como Thaísa, também acumula prêmios individuais ao longo de mais de 20 anos de carreira. Se aposentou em 2008, aos 38 anos.

Bruno Rezende (Vôlei)

Bruno Rezende: "We were focused, mature and clear-minded"

No masculino, um dos cariocas que brilham no vôlei é Bruno Rezende. Filho do lendário técnico Bernardinho, Bruninho fez o próprio nome com uma carreira marcada por títulos nos clubes que defendeu e na seleção: foi campeão olímpico em 2016, no Rio de Janeiro, além de ter batido na trave em 2008 e 2012, ficando com a prata. Já ganhou diversos prêmios como melhor levantador, além de ter sido eleito MVP do Campeonato Sul-Americano de Clubes em 2009.

Rodrigo Semeghini (Poker)


Das quadras para as mesas, é hora de falar de um dos mais bem sucedidos jogadores brasileiros de poker da atualidade: Rodrigo Semeghini. Ele é reconhecido principalmente no cenário online, onde já faturou mais de R$ 5 milhões em premiações, com destaque para participações em torneios diários, como o Bounty Hunter, ou anuais, como a Powerfest. Em torneios ao vivo, o jogador carioca já levou para casa mais de R$ 1 milhão, com destaque para um título do WSOP Circuit no ano passado, justamente no Rio de Janeiro.

Martine Grael (Vela)


Natural de Niterói, a velejadora de 29 anos (à esquerda na foto) é filha do lendário Torben Grael, mas fez seu próprio nome no esporte com uma carreira pra lá de vitoriosa, com notório destaque para a medalha olímpica de ouro em 2016, nos Jogos do Rio, ao lado da Kahena Kunze, na categoria 49er FX. Também foi campeã mundial em 2014, em Santander (Espanha) e pan-americana em 2019, em Lima (Peru).

Rafael dos Anjos (MMA)

Rafael Dos Anjos | UFC

Outro nascido na Cidade Sorriso, Rafael dos Anjos é um dos mais notórios lutadores brasileiros do UFC em todos os tempos. Com um cartel de 29 vitórias em 42 lutas na carreira, está na maior organização de MMA do planeta desde 2008, e foi campeão da categoria peso-leve em 2015, ao derrotar o norte-americano Anthony Pettis. Apesar de ter perdido o cinturão no ano seguinte, continuou sendo um dos atletas mais relevantes tanto na categoria peso-leve quanto na peso meio-médio, onde chegou a disputar o cinturão interino.

Flávia Saraiva (Ginástica Olímpica)

Flávia Saraiva conquista bronze no individual geral na ginástica ...

Fechando a lista com a carioca que é uma das promessas da ginástica olímpica brasileira. Aos 19 anos, Flávia Saraiva já acumula cinco medalhas pan-americanas (todas de bronze), além de um ouro nas Olimpíadas da Juventude em 2014. É esperança de medalha olímpica para o Brasil nos próximos jogos.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!