Em lados opostos quanto ao retorno dos campeonatos, Vasco e Botafogo duelam agora por um reforço de peso. Candidato à presidência do clube, Leven Siano anunciou em seu perfil no Instagram o acerto com o volante marfinense. Momentos antes, o empresário Marcos Leite informara no programa Donos da Bola, na Band, que o craque campeão pelo Manchester City e pelo Barcelona com Pep Guardiola estaria muito próximo de anunciar a chegada ao Botafogo. Leven Siano chegou a republicar um vídeo com Touré em que o jogador arriscava uma saudação aos cruzmaltinos em português: "Vai dar Vasco!"
No embalo, o candidato revelou entendimentos para montar o 'Vasco dos Sonhos': Ibrahimovic, Balotelli e salários em dia prometidos em live para Leandro Castan, o líder do elenco, que não recebe há quatro meses. Com Touré na manga, literalmente, vinculado a um anúncio no uniforme, e outros respeitáveis veteranos no colete, Leven Siano despertou reações de euforia e descrença, que dividiram as redes sociais.
Surpresos, mas felizes, muitos vascaínos já comemoravam o reforço e prometiam voto em Leven Siano, que argumentou que somente poderia trazer o jogador se fosse eleito. Outros colocavam a barba de molho, citando decepções recentes. Num misto dos dois sentimentos, o perfil não oficial do CRVG da Depressão, que se apresenta com 'danos mentais irreparáveis causados pelo Vasco da Gama', resumia bem o pasmo e a elegria que dividiam a torcida:
- Uma pandemia, geral de quarentena.
- NASA descobrindo evidências de um possível universo paralelo
- Yaya Touré no Vasco da Gama
2020 não tem lógica nenhuma. Imprevisível. Não chegamos nem no meio do ano ainda e já aconteceu coisa pra um século inteiro
https://twitter.com/CRVGDecepcao/status/1263592748428361730
No mesmo tom puxado para a zoeira, o redator do perfil não fez por menos, irônico mesmo ao lembrar momentos do qual vascaínos como ele tem um orgulho que vai muito além das quatro linhas, ao comentar a chegada de Gnégnéri Yaya Touré, também conhecido como reserva de luxo do Marcos Jr. O único jeito de terem convencido o Yaya Touré foi contando a história do Vasco de luta contra o racismo. Eu não consigo ver outra saída que não envolva um comprometimento alcoólico do atleta"
Num registro 'mais Vasco impossível', lembrando Aldir Blanc pela crueza e a ironia, CRVG da Decepção mandou a real: Nem fudendo esse maluco assinou esse contrato sóbrio'.
Carlos Eduardo, outro torcedor, descobriu razão mais terrena para a opção de Yayá Touré pelo Caldeirão:
Carlos Eduardo
@CcarlosEd17
·
Agora eu sei pq o Yaya Touré escolheu o Vasco invés do Botafogo. Para jogar com um craque de verdade!! Ilustrando o comentário, ao lado de Touré, uma foto de Lucas Ribamar, com direito a pose marrenta:
https://twitter.com/CcarlosEd17/status/1263611595906781184
Os tweets irônicos disputavam espaço com os eufóricos, na linha 'O Vasco é Gigante'
R E N A N
@r_nSantos
O ano é 2024:
"Yaya Touré cobra dívida milionária ao Vasco"
Maycon Alves
@maycondegrimal1
Yaya toure no Vasco. Tô nem iludido. Kkkk
yaya
@feliiiiiiiiiip
·
9 min
Em resposta a
@yungtired
e
@yungIipe
eu n tô acreditando em nada mano tenho pavor do leven
só tenho q rir mesmo
Ricardo Rottenberg, um dos principais dirigentes do Botafogo, diretamente responsável pela vinda da dupla Mercosul Loco Abreu e Herrera para o título de 2010, evitou passar recibo ao tomar conhecimento do vídeo de Yayá Touré:
Conversei a (sic) pouco com o agente Leon Mann que trabalha para o yaya.
Ele me afirmou que não tem conhecimento de nada e que se existe nao passou por ele.
Vamos descobrir e me passar.
Amanhã certamente.
Presidente do Conselho Deliberativo e homem forte da política alvinegra, diante do silêncio obsequioso do presidente executivo, Carlos Augusto Montenegro tratou de reduzir o Ibope de Yayá: 'ou assina agora ou não tem mais negócio', decretou.
Memes BFR, 'órfão de Gabriel, Matheus Fernandes e Elkesson'. na linha quem desdenha quer comprar, fez uma pesquisa entre Rodrigo Lindoso e Yayá Touré. Lindoso, hoje no Internacional de Porto Alegre, ganhou com mais de 80% dos votos.
Leven Siano, que registrou recordes de frequência em seu perfil no Instagram, tirou onda com os dirigentes do Botafogo. em tom professoral, explicou que inovação não é apenas tecnologia, e se estende ao plano jurídico, como no acerto que anunciou com o atleta campeão.
Jornalista esportivo de prestígio e corintiano de coração, André Rizek resumiu bem o efeito do vídeo de Leven Siano e Yayá Touré em plena pandemia:
Obrigado, futebol, por no meio de todo isso entregar para a gente uma disputa de Botafogo e Vasco pelo Yayá Touré. Por favor não parem.
Ao que Ricardo Pierre, de bate-pronto, lembrou: 'Entre o Botafogo e um candidato à presidência do Vasco'. Rizek arrematou: 'Bem Lembrado'. Leven Siano, que não tem cargos na diretoria atual do clube do Almirante, não precisa responder pelo atraso de quatro meses nos salários, o que ajudou no aceno a Yayá Touré.
https://twitter.com/andrizek/status/1263613690584223760
Nos últimos quinze anos, sozinho, Touré conquistou mais títulos nacionais e internacionais que os dois rivais somados, o que ajuda a explicar a euforia com o atleta de 37 anos, idade mais frequente no Showbol do que na Primeira Divisão.
Olympiakos
Campeonato Grego: 2005–06
Copa da Grécia: 2005–06
Supercopa da Grécia: 2006
Barcelona
Campeonato Espanhol: 2008–09, 2009–10
Copa do Rei: 2008–09
Supercopa da Espanha: 2009
Liga dos Campeões da UEFA: 2008–09
Supercopa da UEFA: 2009
Mundial de Clubes da FIFA: 2009
Manchester City
Campeonato Inglês: 2011–12, 2013–14, 2017–18
Copa da Inglaterra: 2010–11
Supercopa da Inglaterra: 2012
Copa da Liga Inglesa: 2013–14, 2015–16, 2017–18
Seleção Marfinense
Campeonato Africano das Nações: 2015