Pela 12ª rodada das Eliminatórias Sul-americana, o Brasil empatou com o Uruguai, por 1 a 1, nesta terça-feira (19), na Arena Fonte Nova. Resultado que fez a Seleção Brasileira cair para a quinta colocação, com 18 pontos, e manteve a seleção uruguaia na vice-liderança da competição, somando 20 pontos. Valverde abriu o placar aos nove minutos e Gerson empatou aos 16.
Nesta Data Fifa, a Seleção Brasileira empatou com a Venezuela, em 1 a 1, na rodada passada, no Monumental de Maturín. E o Uruguai venceu a Colômbia, por 3 a 2, em Montevidéu. Pelas Eliminatórias, as equipes retornam somente em marco de 2025. A Colômbia será a próxima adversária do Brasil e a líder Argentina vai encarar o Uruguai.
Valverde e Gerson balançaram as redes
O Brasil fez um bom primeiro tempo, dominando a maior parte das ações e com mais posse de bola. Mas não conseguiu transformar a superioridade em campo em finalizações precisas. A melhor chance da Seleção Brasileira foi numa cabeçada de Igor Jesus, após cobrança de escanteio, que o goleiro Rochet defendeu.
Por outro lado, o Uruguai levou mais perigo e três grandes chances de abrir o placar. Mas também não conseguiu marcar, embora chegasse com liberdade na área.
No intervalo, a seleção uruguaia teve a primeira mudança no ataque. Aguirre substituiu Darwin Núñez. E o Uruguai iniciou o segundo tempo mais ofensivo, abrindo o placar aos nove minutos. Foi um belo gol do volante Valverde, que recebeu a bola do Maxi Araújo e driblou Bruno Guimarães, sem chances para Ederson.
Dorival Júnior mexeu logo depois, tentando reverter o prejuízo. Trocou Igor Jesus por Luiz Henrique e Abner por Martinelli. Funcionou, porque quatro minutos depois, aos 16, o Brasil empatou com um golaço de Gerson, que arriscou de fora da área. Raphinha, o melhor jogador da Seleção Brasileira em campo, fez o cruzamento, cortado por Saracchi, quando a bola sobrou para o volante marcar o primeiro gol dele em 11 jogos.
Puma Rodríguez entrou pelo Uruguai, Estêvão substituiu Savinho na Seleção Brasileira. O confronto ficou aberto, com as duas equipes acreditando. Ainda deu tempo para as entradas de Lucas Paquetá e André. Mas o Brasil não conseguiu jogar de forma organizada e finalizou o ano sem mostrar evolução.
FICHA TÉCNICA
BRASIL 1 x 1 URUGUAI
Local: Fonte Nova
Gol: Valverde (9/2T), Gerson (16/2T)
- Árbitro: Piero Maza (CHI)
- Assistentes: Claudio Urrutia (CHI) e Jose Retamal (CHI)
- VAR: Juan Lara (CHI)
Cartão Amarelo: Ugarte, Varela (URU); Raphinha, Paquetá, Gabriel Magalhães (BRA)
BRASIL: Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães, Abner (Gabriel Martinelli); Gerson (Lucas Paquetá), Bruno Guimarães (André), Raphinha; Vinícius Júnior, Savinho (Estêvão) e Igor Jesus (Luiz Henrique). Técnico: Dorival Júnior
URUGUAI: Rochet; Varela, Giménez, Mathías Olivera e Saracchi; Ugarte e Bentancur; Pellistri (Puma Rodríguez), Valverde, Maxi Araújo (Cristian Oliveira); Darwin Núñez (Aguirre). Técnico: Marcelo Bielsa