Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Cobrança via quatro rodas

Prefeito protesta impedindo trem de passar com seu próprio carro

Alan Bombeiro, de Mangaratiba, quis chamar atenção da Vale para dívida de R$ 408 milhões


Foto: Divulgação/Prefeitura Mangaratiba

Em protesto, ontem (29), o Prefeito de Mangaratiba, Alan Bombeiro, bloqueou a passagem de um trem da Vale com seu próprio carro. A medida foi tomada para chamar a atenção da empresa e cobrar os mais de R$ 408 milhões de reais que a Vale deve a prefeitura por sonegar pagamento de ISS nas operações de transbordo de minério. A ação existe desde 2013.

De acordo com o prefeito, por conta da pandemia que reduziu a arrecadação da Prefeitura em cerca de 60%, o município está com dificuldade de honrar seus compromissos financeiros e o pagamento da dívida da Vale faria toda a diferença. "Precisamos que a Vale pague a dívida dela com o município. Vou ficar aqui enquanto for preciso. Estamos sem dinheiro para quitar a folha de pagamento e ajudar a população, que tanto precisa de assistência neste momento de pandemia", protestou.

Todo o minério que é armazenado na Terminal da Vale, na Ilha Guaíba, é exportado. Com a sonegação dos impostos a Vale deixa de prestar benefícios para a população de Mangaratiba. Além disso, tramitam cerca de dois processos na Secretaria de Meio Ambiente, com multas no valor de mais de 50 milhões de reais, por dano ambiental e prejuízo a saúde de milhares de moradores.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!