TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Saúde e Educação sob nova direção no Estado do Rio

Carlos Carvalho assume desafio de debelar pandemia, e Comte Bittencourt quer diálogo para evitar risco e prejuízo a alunos

Por Portal Eu, Rio! em 25/09/2020 às 16:48:58

Ex-presidente da Comissão de Educação da Alerj e da Câmara Municipal de Niterói, Comte Bittencour aposta no diálogo urgente para viabilizar a retomada das aulas em bases seguras Foto Ascom Governo RJ




O governador em exercício Cláudio Castro nomeou o médico Carlos Alberto Chaves de Carvalho para o cargo de secretário de Saúde, no lugar de Alex Bousquet; e o professor Comte Bittencourt, que comandará a Secretaria de Educação. As nomeações serão publicadas em edição extra do Diário Oficial desta sexta-feira (25/09).

- Agradeço a dedicação de Bousquet à frente da Secretaria de Saúde, durante um dos períodos mais difíceis da história do nosso estado. Seu trabalho não será esquecido - afirmou Cláudio Castro, aproveitando para dar as boas-vindas a Carlos Alberto no Governo do Estado.

Sobre a mudança na Secretaria de Educação, o governador em exercício declarou:

- O Comte tem uma brilhante trajetória e contribuição relevante na área da Educação. Ele chega à nossa equipe para somar com sua expertise e perfil técnico.

O novo titular da pasta da Educação promete diálogo urgente, assim que tomar posse na Secretaria. Já na primeira semana, Comte pretende reunir-se com o Ministério Público, a Defensoria e o Tribunal de Justiça para acertar critérios que permitam atender os alunos sem colocar em risco a saúde da comunidade. Professor e dono do Colégio Plínio Leite, o ex-deputado promete particular atenção a quem esteja para prestar o Enem em janeiro e para quem esteja nas duas últimas séries do Ensino Fundamental (8º e 9º anos).

O plano do antecessor, Pedro Fernandes, era abrir as escolas a partir de 5 de outubro, apenas para os alunos que não tivessem condições de acompanhar as aulas pela internet. A estimativa na secretaria era de que 20% a 30% dos estudantes encontrem enormes dificuldades de acesso à web. Com esse contingente limitado, seria mais fácil adotar as normas de controle sanitário. O problema é que o plano de fornecer 300 mil chips de acesso fracassou, pois as operadoras ofereceram preços médios quatro vezes superiores à média do mercado. A opção passou a ser a oferta de 700 mil apostilas impressas, e um call center para tirar dúvidas dos alunos.

Mesmo essa opção limitada de reabertura encontra resistências no Tribunal de Justiça, que manteve a proibição de reabertura das escolas, até que se encontre uma vacina ou sinais consistentes e permanentes de redução do risco de contágio. Os professores da rede estadual mantiveram a greve, e a próxima audiência pública para a tentativa de um acordo na Justiça do Trabalho está prevista para 1º de outubro, quatro dias antes da data planejada para a reabertura.

A aposta no diálogo, portanto, reflete mais do que a experiência política acumulada por Comte nas presidências da Comissão de Educação da Alerj e da Câmara de Vereadores de Niterói. Guarda relação direta com o impasse que ameaça inviabilizar de vez o calendário escolar ou ser a senha, no caso de uma reabertura precipitada, para uma segunda onda da pandemia da Covid-19, que já custou 18.166 vidas em território fluminense.

Comte Bittencourt é professor, foi secretário de Educação e vice-prefeito do município de Niterói e exerceu quatro mandatos na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), onde presidiu, de 2004 a 2018, a Comissão de Educação da Casa. Começou a vida política em Niterói, em 1992, cumprindo três mandatos de vereador até chegar à presidência da Câmara Municipal.

Por sua vez, Carlos Alberto Chaves de Carvalho, por quase uma década, foi supervisor do Gate-Saúde, Grupo de Apoio Técnico ao Ministério Público do Rio de Janeiro. Formado pela UFF e com MBA em Gestão de Saúde pela FGV, o médico pneumologista também foi responsável por reestruturar e dirigir as mais importantes unidades de saúde do Estado, como os hospitais Getúlio Vargas, Adão Pereira Nunes, Eduardo Rabelo e João Batista Cáffaro.

No esforço para coordenar as ações com a Prefeitura do Rio, Carvalho terá um trunfo na admiração do sb-secretário de Saúde do Município, o médico Jorge Darze. Perguntado sobre o novo titular da pasta estadual, Darze não poupou elogios:

- Médico, gente séria, responsável e combate a corrupção

.

Fonte: Site do Governo do Estado do Rio de Janeiro

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.