O Botafogo venceu o Coritiba, por 2 a 1, neste sábado, no Couto Pereira, pelo Campeonato Brasileiro 2020. Em disputa direta na zona parte de baixo da tabela, o Alvinegro saiu atrás do placar, mas foi para cima do Coritiba e virou o placar com dois gols de Pedro Raul. Com esse resultado, o time de General Severiano quebra sequência de sete derrotas consecutivas na competição e sai da lanterna.
A partida iniciou com muita intensidade. Com menos de um minuto, o Coritiba chegou com Giovanni Augusto, que bateu por cima. Os mandantes continuaram pressionando, mas o Alvinegro chegou com perigo após Pedro Raul ganhar dividida com dois defensores e bater forte para defesa de Wilson. Aos 21, em escanteio cobrado por Giovanni Augusto, Rhodolfo testou forte para a bola ir para fora. Pouco depois, Neílton conduziu a bola e chutou para defesa difícil de Cavalieri.
Até que aos 26, o gol saiu. Neílton recebeu dentro da área para bater e Diego Cavalieri dá rebote e aproveitar para abrir o placar. Aos 35, Pablo Thomaz recebeu belo lançamento e ficou na cara do gol, porém Cavalieri evitou o Coxa de ampliar. O Botafogo quase empatou com Honda em falta batida direto, mas Wilson fez bela defesa.
No segundo tempo, o Botafogo adotou uma postura diferente. Aos 10, Pedro Raul arriscou de longe, a bola desviou e quase enganou o goleiro. Após uma bola na área, a defesa do Coxa afastou para a entrada da grande área e Honda bateu para fora. Já nos 29 minutos da etapa final, Cícero cruzou pela direita, Pedro Raul deu uma raspada e a bola parou no canto do goleiro, empatando para o Glorioso. Com isso, o time carioca foi para cima. Jogada de lateral longo, Matheus Babi fez jogada e cruzou rasteiro para Rhuan, que perdeu gol inacreditável. Só que aos 34, o árbitro viu braço de Matheus Sales na área ao desviar o chute de Rafael Forster. Na cobrança, Pedro Raul bateu firme para virar o jogo para a equipe de General Severiano.
Agora na frente do placar, o Botafogo se fechou, só que aos 45 minutos, o árbitro marcou pênalti após instrução do VAR. A orientação foi que Kevin fez falta em Robson dentro da área. Sabino foi para a cobrança, mas bateu por cima do gol. O Coxa teve mais um lance perigoso, quando Rafinha cruzou para Rhodolfo mas não conseguiu chegar na bola, terminando assim em 2 a 1.
Esse placar deu uma esperança ao Botafogo, que chegou a 23 pontos e ainda sonha em escapar da zona de rebaixamento. Próximo compromisso será no dia 27 contra o Corinthians, no Nilton Santos. Já o Coritiba está na vice-lanterna com 21 e enfrentará o Atlético Mineiro fora de casa no próximo sábado (26).
FICHA TÉCNICA
CORITIBA 1 x 2 BOTAFOGO
Local: Couto Pereira, Curitiba (PR)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (FIFA - SP)
Assistentes: Neuza Ines Back (FIFA - SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
Árbitro de vídeo: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
GOLS: 25' 1ºT Neílton (1-0) / Pedro Raul 29' 2ºT (1-1) / Pedro Raul 37' 2ºT (1-2)
Cartão amarelo: Matheus Galdezani; Maílton; Matheus, Kanu
CORITIBA: Wilson; Jonathan (Maílton, 19' 2ºT), Rhodolfo, Sabino, William Matheus; Matheus Sales, Matheus Galdezani (Hugo Moura - intervalo), Giovanni Augusto (Mattheus Oliveira, 23' 2ºT); Rafinha, Neílton (Yan Sasse, 27' 2ºT), Pablo Tomáz (Robson, 19' 2ºT). Técnico: Pachequinho.
BOTAFOGO: Diego Cavalieri; Kevin, Marcelo Benevenuto, Kanu, Rafael Forster; José Welison (Matheus Babi 10' 2ºT), Caio Alexandre; Keisuke Honda (Cícero, 19' 2ºT), Warley (Lecaros 10' 2ºT); Kalou, Pedro Raul. Técnico: Eduardo Barroca.