TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Lei de Marielle Franco é sancionada por Crivella

Rio passa a celebrar o Dia da Tereza de Benguela e da Mulher Negra

Por Gabriel Gontijo em 28/08/2018 às 16:01:29

Foto: Tvca

A lei que inclui o Dia da Tereza de Benguela e da Mulher Negra no calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro, de autoria da vereadora Marielle Franco, foi sancionada nesta terça-feira (28) pelo prefeito Marcelo Crivella. A data passa a ser comemorada anualmente, em 25 de julho.

De acordo com a justificativa do projeto da lei, Marielle Franco acreditava que celebrar o dia de Tereza de Benguela é reconhecer institucionalmente a importância dela e das mulheres negras como agentes da luta pela liberdade e pelos direitos humanos.

Em toda a América Latina, a data é celebrada, mas o Brasil era o único país que não comemorava o dia, até que a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou que a data se tornasse oficial em 2014. Com a aprovação por parte do prefeito Crivella, a celebração passa também a ter um caráter comemorativo a nível municipal.

Tereza de Benguela, ou “Rainha Tereza”, viveu no século XVIII no Vale do Guaporé, no Mato Grosso. Ela liderou o Quilombo de Quariterê após soldados matarem seu companheiro, José Piolho. De acordo com documentos da época, o lugar abrigava mais de 100 pessoas, com aproximadamente 79 negros e 30 índios. O quilombo resistiu da década de 1730 ao final do século. Tereza foi morta após ser capturada por soldados em 1770. 

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.