Mesmo com um time de garotos, o Botafogo brigou até o final, mas perdeu para o Sport de 1 a 0 no Nilton Santos, e está rebaixado para a segunda divisão. A queda já era esperada nas últimas semanas por conta dos péssimos resultados, já que o Alvinegro perdeu 17 partidas em 19 jogos.
Quem começou causando mais perigo foi o Botafogo. Victor Luís carregou a bola até a linha de fundo e cruzou para Matheus Nascimento, que pegou de primeira para Luan Polli defender. Poucos minutos depois, Dalberto arriscou de fora da área, mas a bola desviou e quase surpreendeu o goleiro Diego Loureiro que escorregou na jogada. Após bela jogada trabalhada, a bola sobrou para Marcão que arriscou de fora com desvio para Diego Loureiro se esticar.
Porém, aos 21, o VAR viu toque de mão de Romildo dentro da área, e o árbitro deu o pênalti. Na cobrança, Maidana bateu tirando do guarda-redes para abrir o placar para o Leão da Ilha. Após sofrer o gol, o Alvinegro decaiu no ritmo. Aos 35 minutos, em jogada de escanteio cobrada por Junior Tavares, a bola passou pela área e Ewerthon chutou de primeira para causar perigo.
Na etapa final o Glorioso mudou totalmente de postura. Em cruzamento do lado esquerdo Romildo apareceu de surpresa e bateu de primeira, só que a bola subiu demais. Quatro minutos depois, Kevin cobrou falta direto para o gol e Dalberto evitou o empate. Aos 14, Matheus Nascimento recebeu de fora da área e mandou um balaço para grande defesa de Luan Polli.
Mais uma vez o time de General Severiano arriscou de fora, desta vez com José Welison que passou muito perto da baliza. Minutos depois, Welison de novo arriscou de longe, mas passou por cima. Caio Alexandre também tentou, mas parou em Luan Polli. No lance seguinte, Rafael Navarro recebeu na esquerda e bateu cruzado e a bola passou perto do gol. O Sport chegou a assustar em cobrança de escanteio, que Dalberto cabeceou e o goleiro Diego Loureiro fez grande defesa. O Botafogo continuou espetando, mas não conseguiu empatar a partida, terminando assim em 1 a 0 para os visitantes.
Esse resultado deixa o Botafogo matematicamente rebaixado para a Série B. O processo para retornar a divisão de elite já está sendo feito, e para isso, é necessário muito planejamento, já que a renda irá diminuir. Ainda precisando cumprir tabela, o próximo duelo da Estrela Solitária será contra o Grêmio, no Nilton Santos.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 0 X 1 SPORT
Gol: Iago Maidana, do Sport, aos 23'/1ºT
Data e hora: 5 de fevereiro de 2021 às 20h (de Brasília)
Local: Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Assistentes: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP) e Daniel Luis Marques (SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
Botafogo (Técnico: Eduardo Barroca)
Diego Loureiro; Kevin, Kanu, Sousa, Victor Luis (Hugo); Zé Welison, Caio Alexandre e Romildo (Matheus Babi); Matheus Nascimento (Lecaros), Cesinha e Rafael Navarro (Kalou).
Cartão amarelo: José Welison
Sport (Técnico: Jair Ventura)
Luan Polli; Patric, Iago Maidana, Adryelson e Júnior Tavares (Sander); Ewerthon (Rafael Thyere), Betinho (Marcio Araújo), Marcão e Thiago Neves (Luciano); Marquinhos (Raul Prata) e Dalberto.
Cartões amarelos: Betinho, Ewerthon, Raul Prata