O Centro de Convenções Sulamérica vivenciou uma semana quente: a SexyFair, maior feira erótica da América Latina que já levou mais de 40 mil pessoas ao local. O evento, que vai até amanhã (9), reúne brincadeiras eróticas, boate com DJs e shows com grandes nomes do funk, tudo sem qualquer tipo de pornografia. A ideia da feira, que está na sua terceira edição, é mostrar que falar de sexualidade não precisa mostrar sexo explícito ou constranger o público.
É o que garante o organizador do evento, Osmar Gil Paim, que admite ser um perfeccionista, acredita que a feira tenha espaço para melhorar e crê que o evento seja uma oportunidade de aumentar o entendimento do público.
"Tem muita gente que acha que o evento é pornográfico, encontro nacional do swing. É uma feira de produtos, entretenimento com stand up comedy, boate. A feira tem informação, com palestra, debates. Abra a sua mente, todo mundo veio de um ato sexual, e isso por si só não torna ele feio. Você pode vir à feira com seus pais, irmãos. Não tem nenhum tipo de pornografia e não constrange você em nada."
De fato, a reportagem não encontrou nada que fosse embaraçoso ou que pudesse constranger, embora tenha percebido que as pessoas fiquem receosas de dar entrevista, por acharem que serão "zoadas". Tentamos conversar com um jovem casal que, apesar de estar bem animado com o que via, não quis dar entrevista, chegando a corar quando abordados.
A representante da Hot Rio, grande nome do comércio de produtos eróticos no Rio de Janeiro, Bianca Bevenuti, confirma que ainda é preciso quebrar o gelo dos cariocas.
"A gente, infelizmente, apesar de ser uma cidade bem sensual, ainda tem um tabu muito grande (sobre comprar produtos eróticos), uma boa estrada a percorrer", sinaliza.
Se por um lado algumas pessoas ainda têm receio de dar entrevista ou ainda tem vergonha de admitir que gostam, outras já buscam se sentir belas e empoderadas. É o que garante Francilene Perez, dona da Sedução Sexy Fashion, que faz lingeries do 36 ao 54, com a mesma modelagem, sem distinção, para justamente as mulheres se sentirem bem.
"Antes, a mulher queria apenas agradar ao marido, agora ela quer se agradar, se sentir bela, maravilhosa independente de vestir p",- afirma Perez.
A marca, de Duque de Caxias, que comemorou seus 23 anos de existência na feira, criou uma coleção especial para quem deseja fazer ensaios boudoir.
"Nossas clientes sempre vêm buscar novos modelos para fazer books sensuais no estilo boudoir. Essa nova coleção dedicamos a elas que sensualizam com vontade em suas redes sociais, mostrando sua beleza sem medo de ser feliz" explica Francilene, que também é a estilista da marca. A Coleção Jardim Secreto traz a luxuria das rendas chantili, com estilo vintage.
As brincadeiras também fizeram parte do evento. A empresa SexLog foi uma das que trouxe brincadeiras para apimentar as estruturas. Após participar, o guarda municipal Cássio Pereira comentou a experiência.
"É a primeira vez na feira, foi bem divertido, ainda estou meio tonto, mas não temos hora pra ir embora", adiantou Cássio.
Mas a feira também é assunto sério. Em um dos estandes estava o Grupo Pela Vidda, sobre a importância da proteção na hora do sexo, que pode evitar, além de doenças sexualmente transmissíveis, a AIDS.
O evento contou com mais de 20 palestrantes abordando temas como "Aula show de comida e drink afrodisíaco", "Chá de cueca - novidade no casamento" e "Implantes hormonais para a libido", shows de strippers, fetiches, tequileiros e muita sensualidade, além de diversos nomes do funk como Perlla, Jaula das Gostosudas, Mc Serginho fazendo shows nos vários dias do evento.