Fluminense e Maracanã entraram num acordo para que a partida do tricolor contra o Deportivo Cuenca, pela Copa Sul-Americana, seja mantida no estádio na data original prevista, dia 4 de outubro. "O cronograma inicial da reforma do gramado previa que o campo ficasse interditado até o dia 9 de outubro, mas as partes, concluindo pela importância da competição, chegaram ao consenso", diz a nota oficial do clube carioca enviada à imprensa.
Com essa decisão, o Fluminense, que seria o maior prejudicado com a interdição, já não precisa mais se preocupar em encontrar um novo estádio para jogar ou tentar adiar a partida válida como jogo de volta nas oitavas de final da competição, além de poder continuar contando com o apoio de sua torcida para avançar e tentar um título inédito.
Como no campeonato brasileiro, o time de Marcelo Oliveira está no meio da tabela, ocupando o 9º lugar, com 31 pontos, mantendo a mesma distância do G6 e do Z4 com sete, o clube já declarou através do seu presidente, Pedro Abad, que prioriza a competição internacional. O que deve ter contado ainda mais na procura por entendimento entre as partes para não haver mudança na programação.
Veja o comunicado enviado ontem pela concessionária Maracanã:
O Maracanã informa que atendeu a um pedido da Greenleaf, empresa responsável pela manutenção do gramado, e a realização de jogos no estádio será interrompida entre os dias 13 de setembro e 9 de outubro. Flamengo, Fluminense e Vasco já foram notificados sobre a decisão. Para honrar o compromisso com os torcedores e os clubes, a partida entre Flamengo e Atlético-MG, programada para o dia 23 de setembro, será mantida, uma vez que a venda de ingressos já foi iniciada.
Apesar do forte trabalho realizado para a recuperação contínua do gramado, a cobertura de grama foi afetada pelo grande número de jogos realizados nos últimos dias - 13 partidas em 36 dias. O excesso de jogos causou alta compactação do solo, disfunção do nivelamento e uma baixa densidade de folhas. A intervenção tem como objetivo acelerar recuperação do gramado a fim de assegurar que o Maracanã ofereça condições adequadas para a realização de jogos até o fim do ano. Entre as atividades que serão realizadas neste período, estão a descompactação, a eração, topdresser, correção do micronivelamento e fertilização foliar. O Maracanã reforça também que a temperatura amena dessa época do ano prejudicou o crescimento da grama de inverno, sobrecarregando a grama de verão.
Em outubro, está programada uma nova troca de 1/3 do gramado.