TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Confronto em Cabo Frio deixa três mortos

Uma das vítimas é o chefe do tráfico daquela região

Por Mario Hugo Monken em 25/06/2018 às 09:36:29

Tráfico cresce na Região dos Lagos (Foto: Divulgação PM)

Três suspeitos foram mortos na noite do último domingo (24) em um confronto entre PMs e traficantes na localidade de Estradinha, no bairro Boca do Mato, em Cabo Frio, na Região dos Lagos.

Segundo informações, morreram no tiroteio o gerente do tráfico no local conhecido como Jefinho e mais dois bandidos não identificados.

De acordo com a PM, chegaram denúncias de que um Citroen C4 roubado estaria em poder de traficantes da Estradinha e que eles estavam planejando atacar membros de facção rival, a fim de dominar o tráfico de drogas no Tangará. O carro foi visto na Estrada Velha de Búzios e a polícia deu ordem para que parassem, o que não ocorreu.

Os suspeitos não só não pararam, como atiraram contra os policias, que revidaram, em perseguição. O confronto seguiu até uma praça, quando o trio foi atingido e morreu no local. No veículo foram encontradas três pistolas 9mm e 70 munições do mesmo calibre. Os corpos foram levados para o IML de Araruama. A ocorrência foi registrada na 126ª DP.


Investigação detalha o tráfico na cidade

O tráfico de drogas tem sido uma preocupação constante da polícia em Cabo Frio. Na semana passada, a Polícia Civil pediu a prisão preventiva de 25 criminosos responsáveis pela guerra pela controle da venda de drogas em várias comunidades da periferia da cidade. Foram solicitadas as prisões de 12 traficantes de uma facção e 13 de um bando rival. O inquérito policial foi para a o Ministério Público, que ofereceu denúncia aos investigados.

Os criminosos foram investigados por tráfico de drogas, associação ao tráfico, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, tentativa de homicídio e associação criminosa. Esse último crime foi relacionado em função das tentativas de invasão de uma das facções às comunidades dominados pelo grupo rival, a partir de maio deste ano.

Entre os bairros afetados pelo clima de medo e pelos constantes tiroteios estão Porto do Carro, Tangará, Reserva do Peró, Favela do Lixo, Boca do Mato e Valão entre outros. Para tentar mostrar poder, os traficantes passaram a desfilar com armas em punho por essas comunidades e a matar seus opositores.

Durante as investigações, os policiais descobriram que a disputa local ganhou contornos regionais, a partir da chegada de traficantes da região metropolitana do Rio pertencentes a ambas as facções, principalmente da Favela Castelar, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, do Complexo da Penha e de Benfica, em especial, da Favela do Arará, na Zona Norte da capital. A postura de trazer bandidos de fora da cidade veio da disposição de uma das facções envolvidas em reforças posições perdidas na capital. Armas de grosso calibre foram trazidas da Região Metropolitana para a 'guerra do tráfico' em Cabo Frio. As imagens dessas armas forma divulgadas pela polícia. De outro lado, as investigações também apontaram a participação de criminosos do Jacaré, local considerado o quartel-general de uma dessas facções em Cabo Frio.

Ainda de acordo com a polícia, os traficantes locais forneceram informações privilegiadas sobre a geografia das regiões de conflito, bem como material humano para a invasão do território. Os traficantes vindos da Capital e Baixada, forneceram fuzis e pistolas, e material entorpecente para a manutenção dos pontos de venda de drogas. Em avaliação feita pela Polícia Civil, o plano dos invasores de matar as lideranças rivais acabou frustrado pela falta de planejamento e pela ação de policiais militares do 25º BPM. De toda forma, as prisões dos líderes do conflito foram pedidas como forma de impedir novos confrontos.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.