TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Presa responsável por enviar maconha skunk da Colômbia para comunidades cariocas

Companheiro de 'Estrela' está em presídio federal por ter assassinado delegado de polícia

Por Portal Eu, Rio! em 06/04/2021 às 14:50:35

'Estrela e 'Surfista' foram presos num hotel de Belo Horizonte/MG. Foto: Reprodução

Uma ação conjunta de policiais da 32ªDP (Taquara) com a Secretaria de Operações Integradas/MG, com o apoio da Draco e da Core de Minas Gerais prendeu, nesta terça-feira (06), Luciana Uchoa Cardoso, de 36 anos, conhecida pelo codinome Estrela, e Harison Bruno Neves, de 29 anos, apelidado de Surfista. A dupla integra a maior facção criminosa da Região Norte do país.


Foto: Reprodução

Segundo as investigações, a acusada é responsável por enviar maconha do tipo “skunk” (com maior poder alucinógeno), produzida na Colômbia, e distribuir em comunidades do Rio de Janeiro. A prisão aconteceu no centro de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, em uma ação integrada de inteligência, que contou com apoio da Secretaria de Operações Integradas, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e de policiais civis mineiros.

A mulher era foragida do estado de Amazonas, onde é investigada por tráfico de drogas e homicídios. Ela estava escondida há dois anos na comunidade Nova Holanda, no Complexo da Maré, Região Norte do Rio de Janeiro e havia viajado para Belo Horizonte para renegociar valores de fretes do transporte das drogas junto com o seu parceiro.


'Estrela'. Foto: Divulgação Polícia Civil

Além de responsável pelas drogas, a suspeita ainda comanda os pontos de venda de drogas no bairro Alvorada, em Manaus, para seu companheiro, que é conhecido como "Marcos Pará”.

O narcotraficante cumpre pena em presídio federal por tráfico de drogas e pelo homicídio do delegado Oscar Cardoso, ocorrida em 2014. Em 2015, uma investigação da Polícia Federal apontou que Luciana era a responsável pela contabilidade e lavagem de dinheiro do tráfico comandada pelo marido. No mesmo ano, seu falecido irmão Winchester Uchoa Cardoso foi preso em um hotel de luxo na Zona Sul do Rio.

Já Surfista possui diversas anotações por tráfico de drogas e foi o responsável pelo “golpe de estado” que ocorreu internamente em uma facção criminosa no Norte do país, que se juntou com a maior organização criminosa do Rio de Janeiro.


'Surfista'. Foto: Divulgação Polícia Civil

Segundo as investigações, a droga entrava no Brasil pelos rios dos estados da Região Norte. Posteriormente, era distribuída para comunidades cariocas controladas pela organização criminosa. No momento da abordagem, o casal apresentou documento falso. Contra os dois foram cumpridos mandados de prisão em aberto.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.