TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Primavera dos Museus celebra a educação

Programação está distribuída em mais de 900 instituições no país

Por Marisa Dias em 18/09/2018 às 11:21:47

Casa da Marquesa de Santos é um dos locais que contará com programação (Foto: Divulgação)

Com uma vasta programação, a 12ª Primavera dos Museus, que começou nesta segunda-feira (17), traz uma reflexão importante sobre a necessidade da preservação do patrimônio cultural. Com o tema “Celebrando a Educação em Museus”, a proposta tem como objetivo trazer um novo comportamento e visão sobre o cuidado com a história.

Após o incêndio do Museu Nacional do Rio de Janeiro, que destruiu 90% do seu acervo, o evento chega em um momento delicado em nosso país. “Celebrando a Educação em Museus” leva a uma análise a respeito das atribuições em um museu, entre elas a importância das memórias e o valor do patrimônio cultural musealizado. Também desperta a reflexão sobre a vida em sociedade e a necessidade de educar e contribuir no despertar de interesse para diferentes áreas do conhecimento.

A programação está distribuída em mais de 900 instituições em diversos locais do país, envolvendo 2.787 eventos que acontecerão até dia 23 de setembro. Esse ano o evento conta ainda com o lançamento e a divulgação do Caderno da Política Nacional de Educação Museal (Pnem), no Museu Casa Histórica de Alcântara (MA), no Museu Vitor Meirelles (SC) e no Museu das Missões (RS).

O Estado de Minas Gerais, apresentará no Museu da Inconfidência, de 18 a 21 de setembro, o 1º Seminário de Educação em Museus de Ouro Preto (MG) que reunirá vários profissionais com o intuito de abordar questões relativos ao tema. 

O cuidado com a história

A preocupação com o patrimônio histórico e cultural teve seu início em tempos atrás. Desde 1818, os museus do Brasil realizam ações educativas que visam alertar sobre a importância da cultura. Como resultado, foi criado o Museu Nacional, hoje Museu Real, que nesse ano completou 200 anos.

Um dos resultados dessas ações foi a criação da Declaração do Rio de Janeiro, que resultou do seminário regional realizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no ano de 1958. Em 2018 a Declaração completará 60 anos e representa um marco internacional para o setor.

Nesse momento delicado de nossa história, a 12ª Primavera dos Museus carrega o compromisso de alertar as autoridades públicas federais, estaduais e municipais, a buscarem novas estratégias, investimentos quanto aos cuidados e preservação do patrimônio cultural.

Confira a programação em http://programacao.museus.gov.br/

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.