Após uma temporada em que o Palmeiras conseguiu uma recuperação impensável, tanto no Brasileirão como também na Copa do Brasil, principalmente na Copa Libertadores (competição que venceu), as dúvidas se mantêm: até que ponto o Palmeiras irá conseguir destronar o Flamengo? O domínio do time do Rio de Janeiro tem sido grande, mas será que Abel Ferreira irá continuar surpreendendo?
Foi contra todas as probabilidades que Abel Ferreira, já no meio da temporada passada, conseguiu assumir o comando do Palmeiras e conseguir não só salvar a temporada, como também a tornando emblemática. Isso porque, mesmo não sendo o claro favorito para a maioria das casas de apostas, como a Esportbet Brasil, a verdade é que o estilo do novo técnico português acabou provando ser muito eficaz, levando a resultados imediatos.
É importante não esquecer que, ainda a poucas rodadas do final do Brasileirão 2020, o Palmeiras ainda estava lutando pelo título de campeão. Tudo graças a uma sequência de vitórias que fez com que os próprios torcedores acabassem acreditando até ao final. Porém, será que com o técnico português desde início da temporada, o Palmeiras terá melhores condições para destronar o forte e dominador time do Flamengo?
Entrada em falso no Brasileirão coloca dúvidas
Não existem dúvidas que o entusiasmo, ambição e confiança da maioria dos torcedores do Palmeiras está grande. Porém, com uma derrota inesperada na primeira rodada desse novo Brasileirão, aconteceu um pequeno abalar dessas expectativas. No entanto, tal como se percebeu na temporada passada, o Palmeiras consegue também responder bem às adversidades iniciais.
Com um estilo de jogo muito prático, contando com uma mistura de jogadores jovens talentosos com alguns mais experientes, o time do Palmeiras é um dos claros favoritos a vencer o Brasileirão e a própria Copa Libertadores. Com uma fase de grupos excelente, poucos são aqueles que conseguem ignorar as excelentes condições que o time do Palmeiras apresenta para conseguir iniciar um domínio no futebol da América Latina.
Porém, tal domínio ainda não está presente no futebol brasileiro. Isso porque, nas últimas duas rodadas, o bicampeão Flamengo tem, com maior ou menor dificuldade, batido quase todos os recordes do Brasileirão, apresentando uma qualidade de futebol inegável. Coincidência ou não, essa fase do domínio do Flamengo começou precisamente por outra temporada surpreendente com um técnico português no comando: Jorge Jesus.
Será Abel Ferreira capaz de guiar o Palmeiras para a glória?
Apesar de compartilharem a mesma nacionalidade e até alguns times que ambos treinaram em Portugal, a verdade é que existem algumas diferenças entre Abel Ferreira e Jorge Jesus. O atual técnico do Palmeiras é bastante mais jovem, apresentando já um currículo invejável e uma experiência como técnico vitorioso em vários países. Talvez por isso, sejam crescentes os rumores que colocam o talentoso técnico português de retorno à Europa. Contudo, não deve acontecer nessa temporada.
Com a obtenção de alguns reforços, mas também a manutenção do núcleo duro do elenco, que acabou garantindo a glória na última Copa Libertadores, Abel Ferreira deverá ter as condições necessárias para lutar por títulos até perto do final, correndo o “risco” de conseguir conquistar alguns. Porém, no que tange ao Campeonato Brasileiro, seu principal obstáculo para essas conquistas se chama Flamengo.
Em termos comparativos, fica claro que o Palmeiras esteve mais disponível financeiramente em investir em seu elenco para essa temporada, tendo ultrapassado o Flamengo em termos de números. Contudo, será que esse fato é suficientemente forte para que o time do Palmeiras consiga melhorar ao ponto de ameaçar um domínio no futebol brasileiro que já não se via há alguns anos?