Com a participação do babalawô Ivanir dos Santos, cerca de 20 organizações religiosas e místicas estiveram reunidas no Centro de Convivência Vila Valqueire, domingo (23/09), na terceira edição do evento União Mística cujo tema foi um manifesto contra a intolerância religiosa e o contra o clima de ódio por conta das eleições brasileiras.
O evento organizado pelos promotores Luam Nougué e Claudia Arnoldi conseguiu reunir em um mesmo palco representantes de religiões africanas, evangélicas, grupos kardecistas, espíritas, rosacruzes, ciganos, celtas, e correntes naturalistas.
Luam explica que o objetivo maior do evento é promover maior tolerância entre as religiões e unir todas as correntes. Um dos pontos altos do evento, representantes das organizações reunidos no palco fizeram um minuto de silêncio pela pacificação do momento atual brasileiro, em meio a uma das campanhas políticas mais violentas da história.
Diversidade religiosa
Destaque do evento, o público assistiu a manifestações artísticas ligadas aos diferentes grupos presentes. Danças ciganas, celtas e a apresentação do coral. O quilombo Aquilah, grupo Encantos do Oriente, além de barracas com comidas típicas de cada grupo.
O babalawô Ivanir dos Santos elogiou a iniciativa. Ele destacou a participação em um mesmo palco de representantes do candomblé, da umbanda, evangélicos, entre outros:
“O evento da Feira Mística é muito importante nesse momento na que a sociedade brasileira passa. É um momento de tanto ódio, tanto racismo, intolerância religiosa, desrespeito aos direitos humanos é importante que as entidades abram espaço para o diálogo. Somente o diálogo, o entendimento, é capaz de conseguir construir uma sociedade que respeita a diversidade, as humanidades e os direitos humanos. É isso que nós esperamos”, disse.
Ivanir dos Santos parabenizou os organizadores do evento, principalmente em virtude do atual momento brasileiro:
“Vamos em frente. É caminhando que a gente. É isso que nós vamos construir em nossa sociedade brasileira”, concluiu.