TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Sem forçar, Alison dos Santos chega à semifinais nos 400 m com barreiras nos Jogos de Tóquio

Queimado com óleo quente aos dez meses de idade, 'Piu' supera marcas, com sucesso, desde antes da estreia nas pistas de Atletismo

Por Portal Eu, Rio! em 30/07/2021 às 14:11:19

Alison dos Santos, o Piu, superou ao longo da vida obstáculos bem maiores que os da prova que escolheu, os 400 m com barreiras. Foto: COI


Principal esperança de medalha no atletismo para o Brasil nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 em 2021, o corredor Alison dos Santos, o Piu, fez sua estreia olímpica nesta sexta-feira (30/7) demonstrando tranquilidade. Claramente soltando nos metros finais, o atleta de 21 anos ficou em segundo lugar em sua bateria dos 400m com barreiras, com 48.42. O vencedor foi o qatari Abderrahman Samba com 48.38. Piu tem o terceiro melhor tempo da temporada, 47.34. As semifinais serão em 1 de agosto e a decisão no dia 3.

"Hoje foi uma estreia muito boa. Consegui o objetivo que era passar com tranquilidade," declarou Alison dos Santos ao SporTV.

Ouça no podcast do Eu, Rio! a reportagem de Wagner Gomes, da Rádio Nacional, sobre a classificação de Alison dos Santos à semifinal dos 400 metros com barreiras.

O recordista mundial Karsten Warholm (NOR), que superou uma marca que durava 29 anos, passou em primeiro em sua bateria, mas com um tempo maior que Alison, 48.65. O brasileiro Marcio Telles ficou em sexto na mesma eliminatória e fez 49.70, seu melhor tempo no ano, mas não o suficiente para avançar.


Piu é o primeiro brasileiro a correr a prova abaixo de 48 segundos, com uma evolução meteórica nos 400m com barreiras. Desde que foi campeão do Pan-Americano de Lima 2019, ele vem constantemente melhorando seu melhor tempo a cada evento, inclusive nas etapas da Liga Diamante deste ano. O brasileiro ainda não conseguiu superar o recordista mundial Karsten Warholm (NOR) e Raj Benjamin (USA), mas costuma ficar próximo a eles ou vencer a prova quando eles não a disputam.

O brasileiro também tem uma notável história de superação, que começou quando ele tinha só 10 meses de idade. Naquela época, um acidente com uma frigideira cheia de óleo quente fez com que ele ficasse meses no hospital tratando de queimaduras de terceiro grau. Foi o atletismo que fez com que ele se sentisse novamente bem com a sua cicatriz.

Piu avançou para a semifinal com o segundo melhor tempo. A final da prova será às 9h05 de domingo (1/8). O corredor vem participando bem das competições e está cotado para uma das medalhas na final. Para poder vivenciar as pressões normais de uma competição como os Jogos Olímpicos, Alison tem sido acompanhado por um trabalho psicológico, inclusive o que tem ficado muito evidenciado nestes Jogos é exatamente o equilíbrio entre o treinamento físico e psicológico.

Por Portal Eu, Rio!

Fonte: Comitê Olímpico Internacional e Radioagência Nacional

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.