TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Centro Hospitalar Fiocruz, em Manguinhos, foi construído em 60 dias usando steel frame

Em menos de dois meses, unidade hospitalar já recebia pacientes com Covid-19

Por Portal Eu, Rio! em 14/08/2021 às 07:11:55

Guindaste levanta perfis de aço galvanizado durante a construção do Centro Hospitalar Fiocruz. Foto: Divulgação

A Barbieri do Brasil, indústria dedicada à fabricação de perfis de aço galvanizado para drywall e perfis de aço galvanizado estrutural para light steel framing, foi a fornecedora dos perfis de aço para construção do Centro Hospitalar Fiocruz, localizado no bairro de Manguinhos, no Rio. Em tempos de pandemia e questões ambientais, a utilização do sistema Steel Frame na construção civil, seja residencial ou comercial, se tornou uma alternativa rápida, mais econômica e mais sustentável.

Projetado pelo engenheiro Carlos German Flores, as obras do complexo Centro Hospitalar Fiocruz tiveram início em 28 de março de 2020, em caráter emergencial por conta da pandemia, e levaram apenas 60 dias para serem concluídas. Em 19 de maio do mesmo ano, o espaço já recebia os primeiros pacientes com covid-19, que foram acomodados entre os 195 leitos disponíveis para tratamento intensivo e semi-intensivo. “Foram utilizadas 49 toneladas de aço na estrutura do hospital, entre perfis estruturais e acessórios. Contamos com uma equipe de 600 homens que trabalharam na construção, seguindo todos os protocolos de segurança, para garantir a entrega dentro do prazo”, comenta o engenheiro.

O Steel Frame

Trata-se de um sistema construtivo que utiliza peças de aço galvanizado como seu principal elemento estrutural, substituindo o concreto armado. O fechamento dos espaços pode ser feito utilizando placas cimentícias, dry wall, madeira ou painéis de alumínio composto. Esse método é muito conhecido em todo o mundo e é bastante utilizado nos Estados Unidos.

Leve e muito resistente, o Steel Frame pode ser utilizado para a construção de edificações de até 4 andares e a durabilidade do material pode chegar a 300 anos. “Há um ganho de área construída utilizando Steel Frame, já que a espessura das paredes é menor em relação aos tijolos ou blocos em uma construção de alvenaria. Esse sistema também facilita a passagem das instalações elétricas e hidráulicas da edificação, bem como sua manutenção. As construções utilizando Steel Frame são bastante sustentáveis, com baixa produção de resíduos e a utilização de água é praticamente zero”, explica Leonardo Formiga, engenheiro e gerente comercial da Barbieri do Brasil.

Apesar de sua facilidade construtiva, economia e durabilidade, o sistema de edificações com Steel Frame ainda é pouco conhecido no Brasil, mesmo estando adequado às normas de construção brasileiras. Segundo a pesquisa “Cenário dos Fabricantes de Estruturas em Aço”, realizada pelo Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) –entidade gerida pelo Instituto Aço Brasil –em parceria com a Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM), houve um aumento de 25,6% na produção de estruturas de aço no mercado nacional em 2019 em relação ao ano anterior.

As empresas participantes da pesquisa “Cenário dos Fabricantes de Perfis Galvanizados -Light Steel Frame e Drywall” produziram juntas 62,6 mil toneladas, com faturamento de R$ 430 milhões e contaram com a atuação de 2.286 colaboradores em 2019.

Segundo levantamento divulgado no último dia 17 pelo Instituto Aço Brasil, a produção brasileira de aço bruto, em maio deste ano, atingiu 3,1 milhões de toneladas, a maior desde outubro de 2018. No acumulado de janeiro a maio de 2021, a produção alcançou 14,9 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 20,3% frente ao mesmo período do ano anterior, a maior da série histórica.

Em maio, as vendas internas atingiram 2,1 milhão de toneladas, representando um crescimento de 73,9% frente ao apurado em maio de 2020. O consumo aparente de produtos siderúrgicos, em maio, foi de 2,5 milhões de toneladas, apresentando crescimento de 83% em relação ao verificado no mesmo período de 2020. O forte crescimento desses indicadores teve a influência da base de comparação com maio de 2020, que foi o segundo mês mais crítico de crise de demanda provocada pela pandemia de COVID-19, impactando fortemente não só a indústria do aço, mas toda a indústria de transformação.

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.