O secretário estadual de Educação, Alexandre Valle e o diretor-geral do Departamento de Ações Socioeducativas (Degase), Victor Poubel, inauguram nesta quinta-feira (16) às 14h, a biblioteca do Centro de Socioeducação Maria Luiza Marcate (Cense Maria Luiza), que será destinada aos adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação provisória na unidade.
Toda a sistematização e organização foram realizadas por meio da biblioteca Central do Degase, em parceria com a Imprensa Oficial do Rio de Janeiro que doou cerca de 300 livros para o acervo. A nova biblioteca beneficiará cerca de 70 jovens que cumprem medida socioeducativa no local e contará com publicações de diversas temáticas, além de oferecer serviços como empréstimo de livros e atividades de incentivo à leitura.
"Com estes espaços e utilização contínua deles, incorporados às atividades das unidades, o Degase vem avançando e aumentando cada vez mais o público leitor entre os socioeducandos e alavancando novos projetos. Essa é uma conquista para todos nós, porque quando a educação acontece, toda a sociedade é beneficiada", afirma o secretário estadual de Educação do RJ, Alexandre Valle.
A bibliotecária e servidora do Degase, Viviane Pinto, será a responsável pela biblioteca e a pedagoga Ediara Coutinho profissional da unidade que desenvolverá continuamente o projeto “Este livro é um filme” para promover a leitura entre os jovens.
“A inauguração de uma biblioteca é motivo de grande comemoração para o Departamento, porque é impossível pensar em socioeducação e não incluir o acesso aos livros e atividades que estimulem o aprendizado e a ampliação do conhecimento. É isso que torna o jovem capaz de imaginar e construir novas possibilidades para sua vida”, disse o diretor-geral do Degase, Victor Poubel.
Além desta nova biblioteca, o Degase conta ainda com outras cinco em funcionamento nas seguintes unidades: Centro de Atendimento Intensivo de Belford Roxo (CAI Baixada), Cense Dom Bosco, Cense Professor Antônio Carlos Gomes da Costa (PACGC), Escola João Luiz Alves (EJLA) e o Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad) de São Gonçalo. Já nas unidades Cense Gelso De Carvalho Amaral (GCA), Cense Ilha e Cense Friburgo, funcionam salas de leitura com o mesmo tipo de acervo e atividades oferecidas aos adolescentes. Em fase de implantação, o Departamento vai inaugurar nos próximos meses as salas de leitura dos Criaads de Santa Cruz, Caxias, Cabo Frio, Barra Mansa e Campos.
Estas bibliotecas e salas contam com cerca de 600 livros em cada uma delas, e algumas levam o nome “Sala de Leitura” por nem todas as unidades contarem um profissional de biblioteconomia, premissa obrigatória para desempenhar a função de direção e administração de bibliotecas, de acordo com a Lei nº 4.084/1962.
Tanto as bibliotecas quanto as salas de leitura do Degase, além de sistema organizacional e serviços como empréstimos de livros, também oferecem continuamente oficinas para socioeducandos e atividades de incentivo à escrita e leitura, ministradas tanto pelas bibliotecárias do órgão, quanto por servidores ou através de voluntários e instituições parceiras.
Ouça no Podcast Eu, Rio! o novo diretor do Degase, Victor Poubel, sobre a importância da biblioteca para a educação dos jovens.