O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) promove no próximo sábado (06), véspera das eleições, uma audiência publica para o sorteio das 15 urnas que serão utilizadas na Auditoria de Votação Eletrônica, integrante da Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas. Este é um teste que vai comprovar a legitimidade do processo eleitoral, o procedimento acontecerá por volta de 9h e será aberto ao público e a imprensa, além da presença de representantes de partidos políticos, Ministério Público (MP) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Antigamente chamada de votação paralela, ela acontece da seguinte forma. Durante os dois turnos da eleição, nos dias 7 e 28 deste mês, no mesmo horário em que acontece a votação, das 8h às 17h, cinco das 15 urnas sorteadas e levadas ao Cultural da Justiça Eleitoral (CCJE), no Centro no Rio na véspera receberão os votos em cédulas de papel que foram preenchidos por representantes de partidos políticos. O objetivo é demonstrar que o resultado obtido pela apuração do voto de papel é idêntico ao resultado da apuração do voto eletrônico. A partir do "batimento" dos dois resultados, é possível afirmar que não houve nenhuma fraude no processo eletrônico de votação.
Já as outras 10 urnas, serão utilizadas na Auditoria da Urna na Seção Eleitoral, que acontecerá pela primeira vez nas eleições deste ano e tem como objetivo verificar a autenticidade (assinaturas digitais) e a integridade (resumos digitais) dos softwares instalados nas urnas.