Policiais da 93ª DP (Volta Redonda) e de delegacias dos 4º, 5º e 7º Departamentos de Polícia de Área (DPAs) realizaram, nesta quarta-feira (27), a Operação Alcateia para desarticular uma associação criminosa voltada ao tráfico de drogas, homicídios e roubos de veículos no Sul Fluminense.
O objetivo era cumprir 32 mandados de prisão e 33 de busca e apreensão em bairros de Volta Redonda, Barra Mansa, Resende e na capital. Ao todo, 25 pessoas foram presas – das quais três já estavam no sistema penitenciário – e houve apreensão de grande quantidade de drogas e armas.
Os investigados integram a maior facção criminosa do Rio de Janeiro e que está envolvida nos eventos do Jacarezinho e na morte dos meninos da Baixada Fluminense.
As investigações começaram há cerca de três meses, após a prisão de um dos integrantes da quadrilha e a apreensão de um telefone celular. Os agentes descobriram trocas de mensagens em um aplicativo instalado no aparelho e constataram a existência de um grupo hierarquicamente organizado voltado ao tráfico de drogas, cujo líder está preso e tem como "braço direito" o próprio pai.
A equipe da 93ª DP realizou diligências, levantou informações e solicitou à Justiça os mandados de prisão e de busca e apreensão. Segundo os policiais, os acusados fazem parte de uma das maiores facções criminosas do Rio de Janeiro. Eles estão ligados a uma guerra declarada entre facções criminosas na região Sul Fluminense.