Segundo dados da Abrasel-SP, o comércio no ramo alimentício foi um dos mais atingidos pela pandemia, fazendo com que 50 mil empresas do setor deixassem de existir em todo estado de São Paulo. O impacto do isolamento social, impôs desafios nunca antes enfrentados pelas empresas brasileiras, desafiando empresários a aplicarem inovação em seus negócios com o objetivo de atender seus clientes de forma segura.
Gabriel Santin, sócio da Santin Gelato Artesanal, uma sorveteria localizada em Ubatuba, litoral de São Paulo, sentiu que a crise desencadeou a criatividade e sede em inovar para atrair novos clientes. Com o comércio fechado durante a pandemia, uma das estratégias utilizadas pelo empresário para evitar os prejuízos foi incluir seus sorvetes em aplicativos de delivery e abrir um canal de comunicação através do whatsapp, além de adotar o formato drive-in em seus serviços para atrair o público que estivesse próximo.
Outra forma que Gabriel utilizou foi o marketing digital em sua marca, criando ações para se aproximar de seus clientes e atrair novos públicos. Uma delas foi sair pela cidade com uma fantasia misteriosa, distribuindo broches com a logo da marca, tudo sendo gravado e publicado nas redes sociais, gerando curiosidade em seus seguidores e consequentemente um maior engajamento. No final, quem recebeu o broche tinha o direito a trocar por um sorvete na sorveteria.
Rebranding
Gabriel Santin e os sócios, Lino Santin e Nilda Santin, aproveitaram a pausa do consumo presencial dos clientes na sorveteria durante o período de isolamento social para realizar um rebranding da marca. Além de trocar o nome e criar uma nova identidade visual, o empresário também investiu na reforma do espaço, tornando um local mais aconchegante e clean.
Após a reforma, em menos de um ano, o negócio cresceu e faturou mais de 300% em relação ao ano anterior. Com isso, o empresário sentiu a necessidade de abrir outra loja na cidade, no objetivo de expandir a marca e atender a demanda do público de outros bairros. O próximo passo do empresário é abrir o pré-cadastro de franqueados para entender quais regiões têm interesse em se filiar à marca.
"Somos uma marca jovem, com muita energia e garra para entregar. Amamos muito estar aqui e queremos difundir isso por todo canto do Brasil," diz o empresário.
Sustentabilidade
Um dos objetivos de Gabriel foi ter um negócio totalmente sustentável e, para isso, além de utilizar produtos totalmente naturais, como a uvaia, cambuci, entre outras frutas da região, compradas de produtores locais, a sorveteria conta com produtos sustentáveis, como colheres com madeira de reflorestamento e potes biodegradável feito de mandioca, no qual quando são inseridas no meio ambiente, as embalagens se tornam adubo em até 90 dias.
“Quando estabelecemos a nova marca, já decidimos investir em produtos sustentáveis, mas, teve muitos clientes que falaram que vieram na sorveteria não só pelo sorvete, mas pelo fato de termos produtos biodegradáveis”, diz o empresário.