TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Moradores do morro dos Prazeres pedem a libertação de jovem ator

Willian Preciliano está preso há dois meses sem provas conclusivas.

Por Portal Eu, Rio! em 09/10/2018 às 15:27:35

William com o ator José Loreto durante gravação do filme Justified. Foto: Divulgação

Moradores do Morro dos Prazeres e organizações da sociedade civil do Rio de Janeiro realizam um ato pacífico, nesta terça-feira, às 18h, em Santa Teresa, para protestar contra a prisão de Willian Preciliano Bezerra da Silva, 21 anos. Ele está preso dede o último dia 9 de agosto, na cadeia pública Juíza Patrícia Acioli, em Niterói. Amigos e parentes pedem que o jovem aguarde o julgamento em liberdade.

Willian foi preso quando entrava com o processo de habilitação no DETRAN. Na ocasião, havia um mandado de prisão expedido desde abril, para 13 pessoas reconhecidas em março como participantes de um crime contra policiais da UPP Prazeres. Willian Preciliano teria sido apontado como um dos envolvidos e foi reconhecido por seis, dos nove policiais que estavam na ocasião do crime. Pela lei, os processos de reconhecimento devem ser feitos na presença do suspeito, e comparando-o com outros.

 O caso

Morador do Morro dos Prazeres, Willian foi acusado de participar de um ato contra a UPP local, em novembro de 2017. Na época, um grupo de nove policiais da UPP Prazeres foi feito refém de criminosos armados e mantidos em cárcere privado.  Segundo o processo, o reconhecimento de Willian se deu através de fotografia integrante do livro de suspeitos da 7º DP.  Mas, o processo de reconhecimento não está claro para amigos e parentes de Willian que acompanham o caso. 

Todos os pedidos de liberdade do jovem já se esgotaram no Rio de Janeiro e agora só resta apelar ao STJ, para que Willian espere o julgamento em liberdade e possa ser provada a sua inocência.

 "Falta sensibilidade ao lidar com este caso. Willian é um jovem que tem mais de 90% de frequência na escola, concluiu o ensino médio e sempre participou de projetos sociais na comunidade. Se ele estivesse envolvido com o tráfico, seria um caso raro de menino que se mantém no tráfico e conclui os estudos.", declarou Charles Siqueira, líder comunitário e presidente do Instituto Pólen.

 Segundo os organizadores da manifestação e familiares, o rapaz pode ter sido confundido com o um traficante , quando em outubro do ano passado participou como figurante de um longa-metragem Pacified, produzido pelo diretor norte-americano Paxton Winters e filmado no Morro dos Prazeres, em que fez o papel de um bandido e teve várias fotografias tiradas durante as gravações do filme.

 



POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.