O governador Cláudio Castro inaugurou, neste sábado (6/11), um núcleo do programa de policiamento de proximidade Bairro Seguro em São Cristóvão. A unidade no bairro histórico, turístico e com forte atividade comercial e comunitária é a 31ª em atuação no estado, com policiamento 24 horas por dia.
Com base na Rua Campo de São Cristóvão, 122, o programa mantém três viaturas em patrulhamento em contato permanente com a comunidade.
- É o estado voltando a chegar na população. É o estado voltando a entregar o serviço público e a garantir aquilo que é a sua obrigação. Infelizmente, durante a crise política e financeira, o estado tinha perdido essa capacidade. Hoje estamos devolvendo isso à população. E em São Cristóvão, que é um bairro histórico e turístico, precisava há algum tempo desse reforço na segurança pública. É importante que a população volte a frequentar o seu lugar, que é maravilhoso, e a gente tem que dar todo esse suporte - ressaltou o governador Cláudio Castro.
Programa de segurança pública estratégico do governo do estado, o Bairro Seguro aproxima os policiais militares do núcleo com a comunidade local – moradores, comerciantes, turistas e representantes das entidades civis.
A comerciante Jeniffer de Freitas Rezende, de 21 anos, que trabalha há cinco na Feira de São Cristóvão, comemorou a instalação do programa no bairro.
- O aumento de segurança na região vai aumentar o fluxo de clientes na feira. E também vamos ficar mais seguros na nossa ida e volta pro trabalho. Era o que a gente precisava - comentou ela.
Uma equipe de policiais militares capacitados está à disposição para ouvir as demandas de moradores, comerciantes e turistas locais.
- Essa é uma nova filosofia que busca integrar o policiamento à comunidade. É uma troca constante de informação e busca pela resolução de problemas, então, o maior objetivo é aproximar a polícia da comunidade para colher resultados - explicou o coronel Luiz Henrique Pires Marinho, secretário de Estado da Polícia Militar.
O programa
Inédito no país, o Bairro Seguro foi lançado oficialmente em junho e já funcionava experimentalmente desde novembro do ano passado em duas áreas da Zona Oeste: no entorno da Avenida Abelardo Bueno, em Jacarepaguá, e em Sulacap. A partir de junho com a primeira fase da estrutura montada, outras áreas foram incluídas: Urca, Cachambi, Cascadura/Quintino, Oswaldo Cruz/Campinho, Itaipuaçu, Realengo, Padre Miguel, Bangu, Magalhães Bastos/Mallet, Penha, Olaria, Jardim Guanabara, Portuguesa, Leme, Ramos, São Conrado, Barra, Américas, Marapendi, Vargem Pequena, Vargem Grande, Itanhangá, Campo Grande I, Campo Grande II, Pavuna e Vila da Penha.
Antes de São Cristóvão, o bairro mais recentemente contemplado com o programa foi Santa Teresa.