A Operação Lei Seca vai realizar ações de educação durante a Bienal do Livro 2021, que acontece no Riocentro, Zona Oeste carioca. O evento foi aberto no último dia 3 e acontece até o próximo domingo, dia 12.
As equipes de educação, compostas por agentes cadeirantes que foram vítimas de acidente de trânsito, vão reforçar a importância da segurança no trânsito e a mensagem da operação: “Nunca dirija depois de beber”.
Além disso, o incentivo à leitura também fará parte das ações, com a distribuição de revistas do “Soprinho”, um personagem infantil criado pela Operação Lei Seca e com direção de arte do desenhista Daniel Azulay. O personagem é um bafômetro simpático que, por meio de histórias ao lado de seus amigos, alerta as crianças sobre os problemas causados pela mistura do álcool com direção.
Sobre a Operação
A Operação Lei Seca, coordenada pela Secretaria de Estado de Governo, foi criada para salvar vidas e assim tem feito, todos os dias, desde 19 de março de 2019. Pioneira no Brasil, a Operação vem mudando o comportamento da sociedade e serve de modelo para outros estados brasileiros.
O objetivo das ações diárias de educação e fiscalização é evitar acidentes de trânsito e reforçar para os motoristas o perigo de dirigir depois de beber.