TOPO - PRINCIPAL 1190X148

O assassinato de Jamal Khashoggi é o pior encobrimento da história, diz Donald Trump

O presidente americano classificou o ocorrido, enquanto revogou o visto de 21 sauditas

Por Kaio Serra em 24/10/2018 às 12:20:24

Foto: Pixabay

Os comentários foram feitos depois que a Polícia Turca encontrou partes do corpo do colunista do The Washington Post no jardim da casa do cônsul saudita na Turquia. Para o presidente turco, Recep Erdogan, a morte de Khashoggi foi “um assassinato premeditado”.

Erdogan, exigiu que os sauditas responsabilizem os culpados pela morte. Autoridades turcas afirmam ter uma gravação em áudio da morte de Jamal e que, supostamente, confirmaria que ele foi torturado, teve os dedos cortados, morto e desmembrado.

Do Salão-Oval da Casa Branca, o líder norte-americano disse que seu colega turco foi “muito rude” com a Arábia Saudita. Quando questionado sobre o suposto áudio, Trump alegou que “queria ver os fatos primeiro”. No entanto, disse também que as consequências para a Arábia Saudita seriam decididas pelo Congresso Americano.

Donaldo Trump criticou a Arábia Saudita por ter feito um dos “piores encobrimentos da história”. E acrescentou: "Quem pensou nessa ideia, acho que está em apuros”.

O Departamento de Estado dos EUA disse que 21 autoridades sauditas terão seus vistos revogados ou serão inelegíveis para vistos americanos. De acordo com o Secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, todos os 21 sauditas tiveram alguma conexão com a morte do jornalista.

Essas penalidades não serão a última palavra sobre o assunto dos Estados Unidos. Estamos deixando claro que os Estados Unidos não toleram esse tipo de ação implacável para silenciar o jornalista Khashoggi, por meio da violência". Disse Pompeo.

Ainda nesta terça-feira (23) Donald Trump enviou Gina Haspel, Diretora da CIA, Agência de Inteligência Americana, para Istambul, capital da Turquia.

A Arábia Saudita, primeiramente, disse que Jamal Khashoggi deixou o consultado saudita ileso, no dia 02 de outubro. Duas semanas depois do desaparecimento do jornalista, os sauditas afirmaram que Jamal “Morreu em uma briga dentro do prédio”. As investigações turcas já identificaram, ao menos, 15 suspeitos na participação do assassinato de Khashoggi.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.