TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Volta a chover forte em Petrópolis e sirenes tocam na cidade

Já são 183 vítimas fatais na tragédia, segundo a Defesa Civil Municipal e 89 pessoas ainda desaparecidas

Por Anderson Madeira em 22/02/2022 às 18:27:00

Foto: Reprodução Facebook

Uma semana após as fortes chuvas que destruíram a cidade, deixando – até o momento – 183 vítimas fatais, segundo a Defesa Civil Municipal, e 89 pessoas ainda desaparecidas, caiu um temporal em Petrópolis na tarde desta terça-feira (22). Sirenes de todos os distritos foram acionadas pela Defesa Civil para alertar a ocorrência de chuva moderada a forte. O aviso também foi emitido por SMS e por grupos de aplicativo. Na Rua Bingen, no bairro de mesmo nome, foi registrada inundação e militares, que dão apoio ao município, já atuaram no local. O trânsito foi interditado.

A previsão é de permanências das condições ao longo da noite. A Defesa Civil orientou para que a população fique atenta aos avisos que ainda podem ser atualizados. Ao sinal de emergência, os telefones 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros) devem ser acionados.

Com um registro de 41 milímetros de chuva em uma hora, a Defesa Civil também acionou o toque de mobilização das sirenes do Quitandinha, nas localidades do Duques, Amazonas e Rio de Janeiro. O órgão segue monitorando as condições meteorológicas e pode enviar atualizações a qualquer momento com alteração na previsão. A orientação é que, em caso de chuva forte, a população busque local seguro em casa de familiares, fora de área de risco ou em um dos pontos de apoio mantidos pela Prefeitura.

O município mantém 13 escolas abertas para o acolhimento dos moradores de área de risco:

1. E. M. PAPA JOÃO PAULO II

(Rua São Sebastião, 625 – São Sebastião)

2. E. GERMANO VALENTE

(Rua Dr. Sá Earp, 88 – Centro)

3. E. RUBENS DE CASTRO BOMTEMPO

(Rua Permínio Schimidt, s/n – Vila Felipe)

4. CEI CHIQUINHA ROLLA

(Rua Campos, s/n – Quitandinha)

5. E. M. GERALDO VENTURA DIAS

(Serra Velha da Estrela, s/n – Meio da Serra)

6. E. M. DUQUE DE CAXIAS

(Travessa Luciano Camarota, 78 – Quissamã)

7. E. PAROQUIAL BOM JESUS

(Rua Dr. Thouzet, 820 – Quitandinha)

8. E. M. ALTO INDEPENDÊNCIA

(Rua Leonor Maia, 1.056 – Alto Independência)

9. E. M. JOAQUIM DEISTER

(Rua Dr. João Glass Veiga, s/n – Floresta)

10. E. COMUNIDADES SANTO ANTÔNIO

(Rua Coronel Albino Siqueira, 197 – Alto da Serra)

11. E. M. MARIA CAMPOS

(Rua Buenos Aires, 108 – Centro)

12. E. SÃO JOÃO BATISTA

(Rua Luiz Winter, s/n. Duarte da Silveira)

13. E. PAROQUIAL NOSSA SENHORA DA GLÓRIA

(Rua Augusto Severo, s/n – Morin)

Em caso de emergência, a população deve acionar o Corpo de Bombeiro (193) ou Defesa Civil (199).

Defesa Civil segue com as vistorias em áreas afetadas

A Defesa Civil segue na realização das vistorias pelas áreas afetadas por conta das fortes chuvas que atingiram a cidade na última semana, na terça-feira (15). Com o reforço das equipes, até o momento, já foram realizadas 350 vistorias para a disponibilização de laudos técnicos às residências danificadas por deslizamento, infiltrações, alagamentos, imóveis com riscos estruturais ou em áreas que ainda oferecem riscos geológicos. Ao todo, o município soma 1690 ocorrências, das quais, 1324 foram por deslizamentos.

As áreas mais afetadas são o Morro da Oficina, Vila Felipe, Caxambu e Sargento Boening, localidades com busca de vítimas. Hoje, as equipes da Defesa Civil atuam pelas localidades da Rua Minas Gerais, Rua Ceará, Rua General Rondon, Valparaíso, Rua Santos Dumont, Rua Dr. Sá Earp, Rua Itália, Alto da Serra, Coronel Veiga (Gulf), Rua Alfredo Batista, Travessa Paulo Roberto Filgueira, Rua Cel. Albino Siqueira.

Das 183 vítimas fatais, 111 são mulheres, 72 homens e 32 crianças. Do montante, 169 já foram identificadas, 152 foram liberados para funerária e os demais aguardam os familiares. A Secretaria de Assistência Social atende 807 pessoas em 13 pontos de apoio estruturados em escolas pelo Governo Municipal. Todas as pessoas afetadas estão recebendo o suporte para as necessidades essenciais.

Cadastro para médico e enfermeiro voluntário pode ser feito pela internet

O cadastro para médicos e enfermeiros atuarem como voluntários nos pontos de apoio montados pela Prefeitura de Petrópolis para atender às vítimas das chuvas pode ser feito online. O link está disponível nas redes sociais do município.

No formulário é preciso indicar a profissão e especialidade, disponibilidade de horário e dados pessoais. Segue o link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeHfPZebhvlTtTp7d13Ysa6tlDnTZmJBqzaTASETz5HViLBhA/viewform



POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.