Policiais da 33 DP (Realengo), sob coordenação do delegado Flávio Rodrigues, prenderam em Santa Cruz a adolescente JSSR e seu companheiro Mateus Monteiro do Nascimento.
Ambos são acusados do assassinato de Maria Sofia Souza Flora, uma bebê de um ano e 10 meses, filha de JSSR. Através de uma investigação conduzida e concluída pela própria 33 DP, foi concluído que a vítima morreu de sepse decorrente de traumatismo crânio-encefálico, conforme laudo de exame cadavérico do IML.
O prontuário médico do Hospital Estadual Albert Schwaitzer (HEAS) concluiu pela morte encefálica indicando, como possível causa da lesão, o fenômeno “Shaken Baby” (síndrome do bebê chacoalhado). Este diagnóstico foi corroborado na necropsia, que constatou grande edema cerebral, infiltrações hemorrágicas difusas e meninges com infiltrações hemorrágicas.
Através do depoimento de testemunhas, do pai biológico da vítima, da médica que prestou o atendimento no HMAS, funcionários do abrigo onde JSSR estava com a vítima, bem como os próprios acusados, ficou comprovado que a vítima sofria de maus tratos constantemente. Há relatos de uma fratura exposta no braço direito da vítima, decorrente de lesões.
Concluído pela morte violenta da vítima, foi então soliciyada a prisão temporária do autor na 2.ª Vara Criminal (tribunal do júri), sendo a referida cautelar deferida. Já na Vara de Infância e Juventude, foi pedida a busca e apreensão da genitora da vítima, a adolescente JSSR, medida cautelar que também foi deferida.
Os acusados não ofereceram resistência à prisão, sendo encaminhados para a 33 DP para os procedimentos de praxe.