Abel Braga não é mais treinador do Fluminense. O treinador decidiu entregar o cargo nesta quinta-feira (28), após ter empatado sem gols contra o Unión Santa Fé pela Sul-Americana, que complicou a situação do Tricolor na competição. A tendência é que Marcão, que comandou o time no fim do ano passado, assuma interinamente.
O clube divulgou nota oficial com o afastamento, atualizada posteriormente para incluir o convite a Marcão. Eis a versão mais recente:
"O técnico Abel Braga e a Diretoria do Fluminense se reuniram esta manhã com o elenco para comunicar a decisão, em comum acordo, de seguir um novo caminho. O técnico Abel Braga se desligou, hoje (28/04), do comando do elenco principal do futebol. O técnico Marcão dirigirá o time a partir do próximo domingo. Abel é o treinador mais vitorioso da história do clube e um exemplo para todos nós. Sua generosidade e amor ao Fluminense jamais serão esquecidos."
Apesar da grande identidade com o clube, Abel era alvo de críticas da torcida, sendo um dos principais allvos de vaias. Ele chegou a ser vaiado contra o Vila Nova, pela Copa do Brasil, contra o Internacional, pelo Brasileirão, e por fim, contra o Unión Santa Fe, na Sul-americana.
A decisão de não permanecer foi tomada pelo técnico após não conseguir repetir o futebol jogado contra o Flamengo nos jogos seguintes da final do Cariocão. Desde a decisão, melhor momento da nova passagem de Abel pelo comando, a equipe teve três vitórias, dois empates e duas derrotas.
Na temporada atual, Abel comandou a equipe em 26 partidas, no qual venceu 17, empatou quatro e perdeu cinco. O técnico levou o clube a conquista da Taça Guanabara e ao título do Campeonato Carioca após 10 anos de jejum. O Flu volta a campo neste domingo (1°/5), enfrentando o Coritiba pelo Brasileirão, no Couto Pereira, às 16h (horário de Brasília).