TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Vasco derrota Cruzeiro em jogo marcado por festa e polêmica nas arquibancadas

Com o resultado, o Cruzmaltino fica a quatro pontos do Cabuloso.

Por Victor Ferreira Santos em 12/06/2022 às 19:21:50

Volante Yuri Lara (direita) tomou conta da defesa com desarmes e muita disposição física. Foto: Daniel Ramalho/Vasco

O Vasco brigou do início ao fim e venceu o líder Cruzeiro pelo placar de 1 x 0, neste domingo (12), no Maracanã, na partida válida pela décima segunda rodada do Brasileirão série B de 2022. Com o resultado, as duas equipes continuam intactas na tabela, mas o cruzmaltino fica a quatro pontos do Cabuloso.

A "briga" do Gigante da Colina, que foi bastante visível nas ações dos jogadores com nenhuma bola perdida dentro de campo, também aconteceu antes do apito inicial. Uma mensagem com os dizeres "Respeito. Igualdade. Inclusão", do patrocinador Pixbet foi proibida de ser espalhada pelas arquibancadas do estádio em forma de faixas. A empresa, porém, conseguiu burlar essa privação da concessionária do Maracanã e colocou as palavras na placa de publicidade. O clube carioca também publicou uma carta aberta com essa e outras reclamações, como o aluguel do estádio e modificação de regras sobre receitas de bares e restaurantes.

O jogo

Espetáculo à parte por conta da casa cheia no Maraca, Vasco e Cruzeiro tinha tudo para ser um jogo bem disputado, e foi. Dois times na briga pela posse de bola, tanto que no segundo tempo o desgaste foi nítido. Qualquer erro seria fatal e foi Zé Ivaldo o escolhido para ser um dos vilões. O zagueiro tentou dar um elástico no campo de ataque e foi desarmado pelo centroavante Getúlio, mais recuado para ajudar na disputa. Ele armou jogada para Gabriel Pec, que tocou na esquerda e Nenê cruzou na medida para o próprio camisa 99, de peixinho, fazer o gol da vitória.

A Raposa manteve um bom equilíbrio de jogo, mas pecou nas finalizações: poucos minutos após sofrer o gol, Bidú cobrou falta cheia de efeito e Thiago Rodrigues espalmou para dentro da área. Edu teve a chance de empatar, mas pegou mal na bola e ela subiu. O cruzmaltino ainda teve outra chance com Gabriel Pec, que Rafael Cabral defendeu com a ponta dos dedos, mas o juiz marcou tiro de meta.

No segundo tempo, o Cruzeiro se impôs mais e o Vasco recuou. O bem organizado time de Paulo Pezzolano só não conseguiu igualar os valores porque, ou parava nos pés de Quintero, que em um lance tirou a bola quase em cima da linha, ou com os pés salvadores de Thiago Rodrigues, em jogada de Bidú, cara a cara com ele. As sete finalizações para fora das 14 tentativas também explicam a inefetividade do melhor ataque da Série B.

Dados os créditos, o Gigante da Colina também se saiu vitorioso graças à garra de Yuri Lara. O Pitbull, como é chamado, foi unânime defensivamente, considerado um dos melhores da partida, junto à Figueiredo, outro que fez belo papel tático.

FICHA TÉCNICA

VASCO 1 X 0 CRUZEIRO

Local: Maracanã

Gol: Getúlio (VAS 23/1T)

Cartões amarelos: Matheus Barbosa (VAS 16/2T), Geovane Jesus (CRU 23/2T) e Neto Moura (CRU 44/2T)

Árbitro: Anderson Daronco (RS)

Auxiliares: Rafael da Silva Alves (RS) e Michael Stanislau (RS)

VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)

Vasco: Thiago Rodrigues; Gabriel Dias (Weverton 40/2T), Quintero (Danilo Boza 32/2T), Anderson Conceição e Edimar; Yuri Lara, Matheus Barbosa (Juninho 19/2T) e Nenê (Palacios 33/2T); Figueiredo, Gabriel Pec e Getúlio (Raniel 19/2T).

Cruzeiro: Rafael Cabral; Geovane Jesus (Rafael Santos 34/2T), Lucas Oliveira e Zé Ivaldo; Leonardo Pais (Rafael Silva 14/2T), Willian Oliveira, Neto Moura e Bidú; Fernando Canesin (Filipe Machado 14/2T); Jajá (Daniel Júnior 24/2T) e Edu.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.