O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) lançará o Centro Nacional de Transplantes Complexos (CNTc). Ele será local para transplantes de coração, pulmão, rim, pâncreas e fígado, combinados, transplantes contra barreiras imunológicas, além de desenvolver um programa de reabilitação intestinal e transplante intestinal e multivisceral. O CNTc será o primeiro do país a ser ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
As adequações no sétimo andar (ala F) serão feitas a partir de doações da Rede Dasa à unidade hospitalar, além de investimento do Ministério da Saúde. Embora ainda não haja previsão para o início das obras, já é certo que, inicialmente, o Centro comportará seis leitos para o Centro de Terapia Intensiva (CTI) e oito de enfermaria para atender à demanda de transplantes.
“O projeto, além de propulsionar os transplantes no país, aumentará a capacidade de atendimento à alta complexidade para nossos pacientes”, disse Marcos Freire, diretor do Hospital, que se orgulha do fato de a UFRJ inaugurar o programa no país. O projeto para criação de um centro de transplantes complexos no país vem sendo desenvolvido há um ano pelo Ministério da Saúde, que entendeu que o HUCFF é a unidade adequada, por sua capacidade de atendimento em média e alta complexidades.
O Hospital do Fundão, como é conhecido o HUCFF, é o maior hospital do Rio de Janeiro em volume de consultas, principalmente de ambulatórios especializados em alta complexidade. Por dia, são realizados cerca de 800 atendimentos ambulatoriais e, em média, 20 cirurgias. O Hospital conta, ainda, com mais de 300 pesquisas em andamento e 276 leitos ativos.
Fonte: UFRJ