O prefeito do Rio Marcelo Crivella apresentou nesta sexta-feira a Árvore do Rio, com inauguração marcada para este sábado (1º), na Lagoa Rodrigo de Freitas. A festa será às 21 horas com queima de fogos e atrações no entorno da Lagoa e a expectativa é de que mais de 200 mil pessoas visitem a Lagoa até janeiro, quando a Árvore será desmontada.
Crivella disse que a Árvore do Rio só foi possível com a participação da iniciativa privada:
"O Rio vem enfrentando desafios e o papel da Prefeitura é esse que desempenhamos para viabilizar a Árvore: a busca por parceiros na iniciativa privada. Os grandes eventos precisam ser feitos pela iniciativa privada, para que o Poder Público consiga investir em saúde, educação e outras ações que beneficiem a população", afirmou Crivella.
Eventos
Quem for à Lagoa poderá assistir a queima de fogos no espaço gastronômico cultural Lagoon, localizado na Avenida Borges de Medeiros 1424. A noite terá ainda eventos gratuitos como o Carioquíssima, evento com mais de 40 expositores de moda, arte e gastronomia e o show ao vivo com a banda Notturnia.
O show de abertura no domingo ficará a cargo do grupo Flor do Samba, roda formada só por mulheres. Em seguida, será a vez de Pretinho da Serrinha, sambista indicado ao Grammy. Até o último show, no dia 6 de janeiro, artistas de diferentes partes do Rio ocupam o espaço. Serão shows de rock, MPB, música clássica, ritmos de carnaval, entre outros.
A prefeitura prepara outros eventos culturais gratuitos. Quem quiser poderá usar os pedalinhos e triciclos especiais que funcionarão gratuitamente nos finais de semana. Outros shows especiais estão programados para as sextas-feiras, sábados e domingos, sempre às 15 h.
Trânsito na Lagoa
A CET-Rio montou esquema especial de trânsito para a ocasião nos arredores da Lagoa Rodrigo de Freitas e nas principais vias de acesso. Serão mobilizados 110 homens, entre guardas municipais, equipe da CET-Rio e equipes de apoio, com sete veículos operacionais e 13 motocicletas.
O estacionamento estará proibido em todo o entorno da Lagoa. Para chegar ao local, a prefeitura recomenda o uso do Metrô, através das estações General Osório, acesso E, e Jardim de Alah.