O cenário social atual requer práticas de gestão escolar fundamentais, as quais podem ser muito diferentes das até então aplicadas antes da pandemia. O novo panorama apresenta necessidade de aprimoramento dos gestores escolares, a fim de aumentar as perspectivas de acolhimento dos estudantes e elaboração do conhecimento.
Pensando nisso, a Asbrei (Associação Brasileira de Educação Infantil) e o Sinepe-Rio (Sindicato das Escolas Particulares do Rio de Janeiro) realizaram evento gratuito, no auditório do Sindicato, no centro do Rio de Janeiro, para diretores das escolas associadas, voltado ao aprimoramento profissional dos gestores
Durante o encontro, foram debatidos assuntos tidos como essenciais para a tomada de decisão dos gestores das escolas. O evento contou com a participação de especialistas de diferentes áreas, entre elas a do economista Mauricio Franco, do advogado Renato Santiso e do assessor contábil José Lacerda.
O presidente do Sinepe-Rio, Pedro Paulo de Bragança, destacou a importância do aprimoramento dos gestores neste período pós-isolamento, para a manutenção da qualidade da Educação promovida pelas instituições de ensino. “Estamos construindo uma programação de debates para que momentos formativos e de interação sejam realizados frequentemente." - revelou Bragança.
As palestras foram mediadas pelo vice-presidente da Asbrei e diretor do Sinep-Rio, Frederico Venturini. O educador destaca que o tema gestão escolar neste momento é ainda mais importante para as escolas. "Além do aprendizado, a troca de experiências entre os gestores, de diferentes instituições de ensino, é fundamental. Um dos principais ensinamentos da pandemia foi a necessidade de união das escolas.”