A onda vegana chegou ao mundo animal com força - e também aos medicamentos veterinários. Ativos de origem vegetal podem ser usados com muita eficiência para garantir a saúde dos pets, tratando desde dermatite, caspa e obesidade até inflamações graves e dor crônica.
Um desses ativos é o Apiscalp, do Grupo Tudodvet. Trata-se de um extrato natural extraído do aipo. Tem efeito fungistático, ideal para tratar casos de psoríase e dermatites, e ainda diminui a proliferação da caspa, além de reduzir a oleosidade excessiva.
Outro aliado vegano para garantir a saúde animal é o Seaberry Omega-7, também do Grupo Tudodvet. Obtido do fruto de seaberry, é considerado a revolução em suplementação com ômegas. Com alta concentração de ômega-7 (que é seis vezes mais potente do que o ômega-3), ele ainda traz os demais ômegas (3, 6 e 9) e antioxidantes importantes, como os polifenóis e as vitaminas C e E. Tem ação antioxidante e anti-inflamatória, sendo inclusive utilizado no tratamento da dor crônica.
Além disso, o medicamento não leva nada além da pura fruta: sua parte oleosa é revestida por seaberry em pó, sob um processo exclusivo de microencapsulamento, para melhor preservação dos nutrientes da "superfruta". Esse ativo é uma preciosa alternativa vegana, pois o uso de ômegas de origem animal tem sido muito questionado na medicina veterinária.
A zootecnista Aline Motta , atuante na área de nutrição de pets, destaca que os novos ativos veganos são inovadores e podem trazer inúmeros benefícios à saúde animal. Além de respeitarem a filosofia vegana, eles são altamente sustentáveis e trazem consigo uma infinidade de benefícios.
"Os ômegas de Seaberry por exemplo, vem com ômega 7, que é um ácido graxo que contribui muito com a pele, pelos e sistema cardíaco e em associação com os demais ômegas e vitaminas A, B, C e E é perfeito para o equilíbrio de dietas tanto caseiras quanto industriais, ajudando no combate a respostas inflamatórias e em melhoramento de função cerebral", comentou.
Segundo Aline Motta, o Apiscalp é um extrato natural contra prurido e coceiras que garante conforto à pele do animal.
"Ganhou até o prêmio PCHi 2018 na China com o Selo de Verde/Sustentáve, o que é uma proposta muito interessante quando pensamos também na preservação do nosso planeta". Observou.