TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Brazil Cinefest Int´l Film exibe vencedores do Prêmio Emmy

Evento acontece no Museu de Arte Moderna e Universidade Santa Úrsula

Por Portal Eu, Rio! em 11/12/2018 às 12:02:04

O Brazil Cinefest Int´l Film Festival inicia hoje (11) e vai até quinta-feira (13) na Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM) e na Universidade Santa Úrsula,no Rio de Janeiro. O festival, que acontece desde 2011, vem se destacando pela seleção de filmes, avaliados e selecionados seguindo critérios rigorosos como qualidade técnica, relevância e criatividade, já pensando em sua trajetória no mercado audiovisual.

"A proposta do Brazil Cinefest é ser uma vitrine de intercâmbio, em que produções nacionais possam ser enviadas para grandes distribuidoras, plataformas e para qualquer festival", afirma o cineasta João Rocha, idealizador do evento. "Os critérios no mercado estão ficando cada vez mais rigorosos e os produtores precisam se ater a esses fatos", lembra.

Desde 2017, o Cineplaneta tornou-se parceiro do festival trazendo um público de 100 crianças, jovens estudantes e seus familiares a cada sessão de filmes nas mostras infantis.

Agenciamento

O Festival acaba de assinar contrato de agenciamento com a gigante americana SMG Films, considerada uma das maiores distribuidoras de filmes independentes. A empresa investe em produções cinematográficas de diversos países, sem distinção de idioma e origem. O Brazil Cinefest anuncia a seleção oficial de 2018 apostando em obras vencedoras de grandes festivais e que possuem os requisitos necessários para concorrer em competições internacionais.

"Muitos filmes são bons, têm ideias criativas, narrativas bem construídas, mas quando se avalia a parte técnica, acaba não circulando. Este é um problema recorrente no trabalho de alguns cineastas. Outra questão relevante é o tempo do filme, a minutagem. Muitos não se enquadram no que chamamos de 'curta', nem 'longa'. Ficam no limbo, entre ambos", comenta João Rocha, idealizador do festival.

Destaques

Os destaques desta edição são os filmes "America", de Mary Lou Belli, ganhadora de dois Emmys; o curta iraniano "Limit", dirigido por Javad Daraei; e o longa brasileiro "A Glória e a Graça", dirigido por Flávio Tambellini, que aborda o universo de uma transexual vivida pela atriz Carolina Ferraz. Outros títulos exibidos também abordam temas importantes, como "O Demônio de Maxwell", que trata do assédio sexual dentro de casa e suas consequências psicológicas; e os curtas "Chickens", sobre racismo; e "VIEW", sobre a loucura e obsessão nas redes sociais.

O longa "A Glória e a Graça", que abre o festival, é um dos filmes mais premiados do ano. Ele ganhou prêmios no Canadá, EUA e Índia, além dos festivais SESC, LABRFF e Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Recebeu também premiações de direitos humanos de reconhecidas associações LGBTI+, como a ASTRA Rio e a APOLGBT.

"Eu diria que esse filme levanta uma discussão cada vez mais relevante na nossa sociedade. Ao inserir uma travesti não marginalizada como base de uma família, desconstrói o conservadorismo da família tradicional, mostrando que o mundo caminha para frente. A inserção das travestis e transexuais na nossa sociedade precisa ser amplamente discutida, principalmente porque o Brasil é hoje o país que mais mata cidadãos da comunidade trans no mundo", comenta Mikael de Albuquerque, roteirista do filme.

Programação

O Festival inicia hoje (11), com sessão de filmes para jurados. Amanhã (12) haverá mostra infantil, exibições públicas, mostra competitiva de curtas, videoclipes e a cerimônia de apresentação, com musical da atriz e cantora Gabi Borba e o ator e cantor Guilherme Gonçalves, na Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM). Logo após haverá exibição do filme "A Glória e a Graça", ganhador de melhor roteiro no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2018. Na quinta (13) haverá exibições de mostra infantil, curtas brasileiros e estrangeiros, e dos filmes "Hungry Eyes", de Begum Ceyda Cakaloglu, e "Cidade do Sol", de Guto Aeraphe. Depois da exibição, às 19h, acontece o encerramento, com coquetel ao som do DJ Vitín, na Universidade Santa Úrsula (USU). A programação tem a entrada gratuita.

Indicações

O festival já indicou filmes ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, por meio do curador João Rocha, que também é ex-diretor do Tempo Glauber, instituição credenciada para indicações. Alguns finalistas e vencedores estão neste rol, entre eles "Flerte" de Hsu Chien; "Laura", de Thiago Valente; e "Entre Muros", de Adriana Tenório.

O mesmo acontece com os filmes estrangeiros. São mais de 600 filmes, entre quatro plataformas digitais de envio. Muitos já se destacam por chegarem ao Brazil Cinefest com grandes prêmios no currículos, casos do documentário "Wild Awake Dreaming", da brasileira Mariana Keller, ganhador do Emmy; America, de Mari Lou Belli (vencedor de dois Emmys); e "Uma Historia de Cristo y Jesus", dirigido por Oldren Romero, indicado para o Festival de Cannes, na França.

SERVIÇO:

Evento: Brazil Cinefest Int´l Film Festival.

Período: 11 a 13/12 de 2018.

Local: Cinemateca do MAM e Universidade Santa Úrsula.

Programação completa: http://www.brazilcinefest.com/

#brazilcinefest @brazilcinefest

Facebook: brazilcinefest

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.