Mais de 100kg de maconha foram apreendidos por policiais do Batalhão de Ações com Cães (BAC) durante ação no Morro do Dendê, na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio, na manhã desta terça-feira, dia 11 de dezembro. Além disso, os PMs apreenderam drogas variadas já embaladas para venda, uma carabina calibre .22 no formato de fuzil AR-15, uma réplica de fuzil AR-15, uma carabina de pressão adaptada e um saco de 50 litros contendo grande quantidade de munições - principalmente para calibres 556 e 762 e um rádio transmissor.
O principal objetivo da ação é localizar e prender o traficante Fernando Gomes de Freitas, o Fernandinho Gomes de Freitas, o Fernandinho Guarabu, 39 anos, integrante da facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP) e chefe do tráfico no Dendê há 13 anos.
De 2003 a 2016, a Justiça do Rio expediu 14 mandados de prisão contra Guarabu por crimes como homicídio, tráfico, associação ao tráfico e porte ilegal de armas. No entanto, Fernandinho Guarabu - também chamado de Lopes e considerado pela Polícia como o traficante há mais tempo no controle de uma favela - jamais foi preso.
O Disque-Denúncia oferece uma recompensa de R$ 30 mil a quem der informações que auxiliem a Polícia na prisão de Guarabu. Não é preciso se identificar e o anonimato é garantido. O número é 2253-1177.
No último dia 9 de novembro, Guarabu escapou da prisão durante operação da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA). Através de investigação e trabalho de inteligência, agentes da especializada identificaram o horário em que o bonde do traficante sairia do Dendê a caminho da Vila dos Pinheiros para uma reunião com comparsas e interceptaram os criminosos.
No entanto, eles resistiram à prisão e atiraram contra os policiais, que revidaram a agressão. No confronto, três seguranças do traficante foram atingidos. Socorridos, eles foram levados para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha.