A rainha Elizabeth II, a monarca mais longeva do Reino Unido, morreu em Balmoral, na Escócia, aos 96 anos, depois de reinar por 70 anos. Sua família se reuniu em sua propriedade escocesa depois que as preocupações com sua saúde aumentaram na quinta-feira. Com sua morte, seu filho mais velho, Charles, o ex-príncipe de Gales, liderará o país de luto como o novo rei e chefe de estado de 14 reinos da Commonwealth, a Comunidade Britânica. A rainha subiu ao trono em 1952 e testemunhou uma enorme mudança social.
Em um comunicado, o Palácio de Buckingham disse: "A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã."
Todos os filhos da rainha viajaram para Balmoral, perto de Aberdeen, depois que os médicos colocaram a rainha sob supervisão médica. Seu neto, o príncipe William, também está lá, com seu irmão, o príncipe Harry, a caminho.
O mandato da rainha Elizabeth II como chefe de Estado abrangeu a austeridade do pós-guerra, a transição do império para a Commonwealth, o fim da Guerra Fria e a entrada e saída do Reino Unido da União Europeia.
Seu reinado abrangeu 15 primeiros-ministros, começando com Winston Churchill, nascido em 1874, e incluindo Liz Truss, nascida 101 anos depois, em 1975, e nomeada pela rainha no início desta semana. Ela realizou audiências semanais com seu primeiro-ministro durante todo o seu reinado. A rainha nasceu Elizabeth Alexandra Mary Windsor, em Mayfair, Londres, em 21 de abril de 1926.