Uma equipe do programa BRT Seguro, da Secretaria de Ordem Pública, encontrava-se baseada na estação Ilha de Guaratiba quando foi acionada pela Central de Controle e Monitoramento da Mobi-Rio e informada que estava ocorrendo um assalto em uma das composições que estava no sentido Recreio. Sem ainda saber exatamente qual era o ônibus em que ocorria o assalto, os agentes ficaram monitorando os BRTs que passavam.
Ao avistarem um com todos os passageiros sentados e apenas um homem, em atitude suspeita, em pé, foram atrás do coletivo. Ao chegarem no túnel da Grota Funda, interceptaram o BRT e, assim que a composição parou, um homem tentou fugir pela porta lateral. Os agentes seguiram a tentativa de fuga e conseguiram capturá-lo. Ele estava de posse de uma mochila com nove aparelhos de telefone celular, duas bolsas de mão, uma carteira, além de uma arma falsa. Apresentado para as vítimas, o homem foi identificado como autor dos roubos. A ocorrência foi encaminhada para a 16a DP, na Barra da Tijuca.
“Essa prisão mostra a importância do efetivo dos guardas e policiais do BRT Seguro estarem em contato permanente com o Centro de Inteligência da Mobi-Rio. Justamente para fazer o monitoramento das estações e das composições do BRT. Dessa forma conseguimos previnir eventuais crimes e, como nessa ocorrência, recuperar os bens subtraídos e efetuar a prisão de mais um criminoso para preservar a segurança, especialmente dos passageiros que utilizam o BRT”, destaca o Secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.
Desde o início do programa, em junho de 2021, já foram realizadas 979 prisões por roubo, furto, depredação, importunação sexual, desacato e tráfico, além de 2.603 multas por evasão de passagem.