TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Por que o pelo dos cães cai tanto?

Conheça as doenças que causam queda de pelos nos pets

Por Portal Eu, Rio! em 22/09/2022 às 18:54:01

Foto: Divulgação

Quem tem cachorro, provavelmente, já precisou lidar com o excesso de pelo do melhor amigo nas roupas e no sofá. Mas por que será que o pelo dos cães cai tanto? Embora a queda dos pelos seja natural como acontece como os humanos, existem alguns fatores que contribuem para uma queda de pelos acima da média.

“Todo cachorro tem a queda de pelo fisiológica, causada pelo envelhecimento do próprio pelo, mas alguns fatores, como época do ano, idade do pet e até a raça ou o tipo de pelagem podem contribuir para uma queda de pelos mais exagerada”, explica a médica-veterinária do Hospital Veterinário Batel (HVB), Raquel Sillas.

Ela aponta que, em geral, cachorros com pelos mais curtos atingem a maturidade mais cedo e se renovam mais rapidamente. Como consequência, eles tendem a cair mais. “Além disso, pets idosos costumam perder mais pelos, assim como fêmeas durante o cio ou gestação”, esclarece ela.

Entre as épocas do ano mais propícias à queda dos pelos, destaca-se o verão, período que acontece a renovação do pelo para que o cachorro tenha uma pelagem nova durante o inverno, protegendo-o das temperaturas mais baixas.

Doenças que causam queda nos pelos

Segundo Raquel, em alguns casos a queda do pelo pode significar que há algo de errado com o pet. Por isso, ela aconselha que os tutores fiquem atentos a outros sinais, além da queda de pelos:

- Doenças alérgicas: coceira intensa, descamação, lesões, inflamações nas orelhas e nos olhos;

- Deficiência nutricional: pelos sem brilho, fracos e com aspecto áspero que caem de forma generalizada;

- Ectoparasitas (como pulgas e carrapatos): coceira intensa, mais acentuada na região lombossacra;

- Estresse: normalmente, a queda é localizada nas patas por causa da lambedura excessiva, seguida de lesões;

- Fungos: podem provocar coceira (alguns não coçam), queda de pelo e descamação;

- Problemas endócrinos: queda generalizada, que pode ser acompanhada de lesões em forma de crosta e coceira leve.

A médica-veterinária do HVB aponta que, caso o cachorro esteja perdendo pelo de forma excessiva, é preciso levá-lo a uma consulta especializada com dermatologista veterinário para explorar as causas dessa queda, iniciando tratamento que envolve diversas abordagens, com medicamentos, suplementos nutricionais e produtos específicos para higiene da pelagem. “Qualquer abordagem vai depender do diagnóstico feito junto com o médico-veterinário”, conclui.

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.