A Prefeitura de Campos decretou, nesta sexta-feira (29), estado de epidemia de chikungunya no município. No total já foram notificados 1966 casos da doença. De acordo com a Secretaria de Saúde da cidade a epidemia foi decretada pelo município por apresentar 300 casos, por cada 100 mil habitantes, segundo critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS). O anúncio foi feito pela diretora da Vigilância em Saúde, a infectologista Andréya Moreira.
O Centro de Referência de Doenças Imuno-Infecciosas (CRDI) chega a realizar em torno de 250 atendimentos diários. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde a rede está preparada para atender à população, que também pode se dirigir às unidades básicas de saúde e aos hospitais Ferreira Machado e Geral de Guarus.
“Os casos notificados são divulgados ao Estado pela Vigilância em Saúde para entrarem no sistema estadual. Existe uma demora para essa entrada no sistema devido a todo Estado apresentar índice alto de chikungunya”, diz a diretora da Vigilância em Saúde. A epidemia só pode ser decretada quando o número de notificações ultrapassa o número de 1.500. Mas desde as últimas semanas a situação já vinha sendo tratada como surto epidêmico.
Com o aumento do número de casos da doença, a rede também está ampliando o número de exames laboratoriais visando o atendimento a população.